Publicidade
De forma a reduzir o risco, a Liga Portugal pretende que se façam testes obrigatórios ao covid-19 a jogadores e a todas as equipas técnicas, antes da realização do primeiro treino em conjunto.
A agência Lusa teve acesso a um primeiro esboço do plano para o regresso à competição, I e II Liga só arrancarão com o comum acordo das “entidades oficiais”, mas a realização de testes antes da primeira jornada será obrigatória.
Terá de haver garantia que “todos os elementos da ficha de jogo e jogadores não convocados” são submetidos aos testes” e que “todos os clubes efetuaram e receberam os testes entre as 48 horas e até as 24 horas anteriores ao jogo”, para além da “autorização de todos os testados para envio do resultado da análise para a Liga, para efeitos de tratamento dos dados”.
Serão os departamentos médicos das equipas a controlar os testes e a atestar a condição física dos atletas. Caso algum jogador teste positivo ao vírus, deverá ser isolado e só voltará depois de comprovadamente acusar negativo duas vezes “num período superior a 24 horas”.
Para as questões de jogo, a covid-19 é equiparada a qualquer outra lesão e as equipas poderão entrar em campo com um mínimo de sete jogares, ou seja, não haverá “exceções às leis de jogo”.