vsports

Publicidade

Benfica com deslocação difícil a Famalicão

9 de Julho, 2020 por vsports

O Benfica visita o reduto do FC Famalicão esta quinta-feira, em jogo da 31.ª jornada da Primeira Liga, a partir das 21h30. A partida pode revelar-se decisiva para colocar um ponto final na luta pelo título de campeão nacional: se o FC Porto vencer o Tondela, o Benfica não pode perder caso não queira entregar o troféu aos ‘dragões’.

Pela frente, a equipa comandada por Nélson Veríssimo encontra o Famalicão, a equipa sensação desta época que agora se aproxima do fim. Os ‘famalicenses’ já provocaram dificuldades aos ‘encarnados’ na meia-final da Taça de Portugal e já bateram Sporting e FC Porto em casa esta época.

Famalicão e Benfica registam entre si 17 encontros, o primeiro em 1947, que terminou com vitória encarnada por 5-1. A vitória das ‘águias’ é o resultado mais comum entre as duas equipas, sendo que o Famalicão só conseguiu evitar a derrota por três vezes.

Depois de oito jogos consecutivos derrotado pelo Benfica (entre 1947 e 1992), o Famalicão somou o primeiro ponto contra a equipa da Luz na 28.ª jornada da I divisão de 1991/1992, em casa no mês de abril de ’92. No jogo seguinte entre os dois emblemas, em setembro desse mesmo ano, o Famalicão somou a primeira e até hoje única vitória sobre os ‘encarnados’ vencendo por 1-0 na 4.ª jornada do campeonato de 1992/1993.

Desde aí, zero vitórias do Famalicão, que perdeu seis partidas (entre 1993 e 2020) e empatou uma, precisamente no encontro mais recente entre os dois clubes, em fevereiro deste ano, na segunda mão da meia-final da Taça de Portugal.

Depois de uma primeira mão na Luz em que o ‘Fama’ perdeu por 3-2, um 1-o em casa era suficiente para chegar ao Jamor, que era o palco da final marcado na altura. Contudo, a equipa de João Pedro Sousa viu Pizzi marcar aos 24 minutos e ficava obrigada a marcar dois tentos na partida. Toni Martinez marcou aos 78′, mas o segundo golo acabou por não surgir. 3-4 para o Benfica no agregado, deixando o Famalicão fora da final da Taça de Portugal, que este ano joga-se em Coimbra.

Contas feitas em 17 partidas, o Benfica venceu o Famalicão em 14 ocasiões, empatou por duas vezes e saiu derrotado uma única vez, há quase 28 anos.