vsports

Publicidade

Villarreal conquista Liga Europa na lotaria dos penáltis

26 de Maio, 2021 por vsports

Foi necessário chegar à 22.ª grande penalidade para apurar o vencedor da Liga Europa. O guarda-redes de Gea falhou o penálti decisivo depois de Moreno e Cavani fazerem os golos no tempo regulamentar. É o primeiro título europeu do ‘Submarino Amarelo’ e o quarto de Unai Emery, que assim ultrapassou o mítico Giovanni Trapattoni.

As duas equipas alinharam nos primeiros minutos com pressão alta tendo daí resultado muitas perdas de bola. Os primeiros sinais de relativo perigo chegaram por intermédio de McTominay e Shaw ainda que os respetivos remates não tenham levado a direção da baliza.

O Man. United jogava com ligeiro ascendente na partida ao passo que o Villarreal só a espaços chegava à baliza adversária. Numa dessas ocasiões resultou o primeiro golo da partida. Parejo bateu um livre para o interior da grande área, Gerard Moreno conseguiu superiorizar-se a Lindelof e desviou para a baliza à guarda de De Gea.

Com a vantagem no marcador, o ‘Submarino Amarelo’ recuou no terreno colocando todos os homens atrás da linha da bola. O Man. United carregava no terreno de jogo mas com grandes dificuldades em criar perigo. A única digna de relevo surgiu pelo adversário. Raúl Albiol quase marcava na própria baliza valendo Rulli a segurar a vantagem com que se chegou ao intervalo.

Na segunda parte o Villarreal entrou melhor e quase fazia o segundo numa grande confusão na grande área. No entanto, rapidamente o Man. United tomou conta das operações e a pressão teve efeitos ao minuto 55, quando Cavani aproveitou uma bola prensada depois de um remate de Rashford para fazer o empate.

Depois do golo, os espanhóis subiram um pouco as linhas e ainda conseguiram equilibrar a partida num primeiro momento mas a equipa de Solskjaer imprimiu muito ritmo no jogo e esteve quase sempre com sinal mais pertencendo-lhes mesmo as melhores oportunidades no encontro.

Sem mais mexidas no marcador, o jogo avançou para prolongamento.

A primeira parte do prolongamento trouxe um jogo mais equilibrado, com ligeiro ascendente da equipa espanhola. Porém, tanto Man. United como Villareal não conseguiram oportunidades claras de golo.

Na segunda metade do tempo extra, a toada do encontro não mudou muito notando-se bastante o cansaço nas pernas dos jogadores. Não admira portanto que a decisão tivesse de chegar através da marcação de pontapés da marca de grande penalidade.

Na lotaria, foi necessário chegar até aos guarda-redes para se encontrar o vencedor da partida. Depois de Rulli marcar a sua grande penalidade, De Gea permitiu a defesa ao argentino e o Villarreal fez história ao vencer o seu primeiro troféu europeu.