Publicidade
Portugal passou no último teste antes da estreia no Campeonato do Mundo 2022, batendo a Nigéria no Estádio José Alvalade por 4-0 com golos de Bruno Fernandes (9′ e 35′), Gonçalo Ramos (82′) e João Mário (84′).
Naquele que foi o primeiro Portugal-Nigéria da história, Fernando Santos surpreendeu com o lançamento de António Silva a titular. O jovem central benfiquista, a viver um momento de sonho, estreou-se e fez dupla com Rúben Dias num onze que contou ainda com os regressos de André Silva e João Félix à titularidade no ataque que hoje esteve órfão da sua maior referência, Cristiano Ronaldo, a contas com problemas gástricos.
E não foi preciso esperar muito para ver Portugal marcar um golo nesta partida. Depois de alguns ameaços iniciais, Bruno Fernandes, após trabalho de Dalot na direita, apareceu no coração da área para encostar para o primeiro tento (9′). A Nigéria “disfarçada” de Gana para este teste pré-Mundial 2022, mostrou sempre dificuldades para ligar ataques e Portugal conseguiu assim controlar o jogo na primeira parte. Otávio e Bernardo Silva foram dos elementos mais ativos nesta primeira metade, sempre a agitar o jogo português na busca da baliza adversária. João Félix, de regresso ao eixo do ataque luso, deixou perigo aos 21′ num remate de longe que saiu perto da trave nigeriana numa fase em que “só dava Portugal”. Apenas aos 25′ se viu um pouco da equipa africana com Aribo a ter algum espaço, mas António Silva tirou o perigo. Depois aos 31′ Rui Patrício fez a primeira defesa na partida a remate de Simon, minutos antes do árbitro cipriota, C. Theouli, apontar para a marca de grande penalidade por corte com o braço de Osayi-Samuel após cruzamento de Bernardo. Bruno Fernandes encarregou-se do castigo máximo e bisou (35′) na partida. Portugal continuou com mais posse de bola e o último lance da primeira parte foi desenhado por João Félix num passe que rasga a defesa nigeriana, com Bruno Fernandes a desviar para a malha lateral.
Ao intervalo, Fernando Santos lançou Pepe, Raphael Guerreiro, João Mário e Vitinha para os lugares de Rúben Dias, Nuno Mendes, Bruno Fernandes e Bernardo Silva, mas a história do jogo pouco mudou. A seleção africana muito precipitada nas decisões e Portugal com bola, mas com mais dificuldade para atacar a baliza de Ozoho. Fernando Santos aproveitou o “ritmo de cruzeiro” do jogo para estrear Gonçalo Ramos no lugar de André Silva e tentar agitar o ataque. Até que a Nigéria deu um sinal de perigo com Chukwueze a disparar para defesa de Rui Patrício e na resposta João Félix obrigou Uzoho a defesa apertada (74′) num remate que ainda desviou em Bassey. João Félix que voltou a estar em destaque aos 75′ com um tiro cruzado ao lado, mas aos 81′ a Nigéria beneficiou de uma grande penalidade que Denis desperdiçou permitindo a defesa de Rui Patrício. Portugal respondeu com dois golos. Primeiro Gonçalo Ramos com dupla estreia a jogar e a marcar (82′) e depois por João Mário aos 84′, com Portugal a aproveitar para dilatar o marcador em dois momentos que acelerou no jogo. Até final, Portugal limitou-se a controlar o jogo e esperar o apito final.
Portugal estreia-se no Campeonato do Mundo na próxima 5ª feira, às 16h frente ao Gana, em Doha, no Qatar.
Veja ou reveja os golos de Portugal: