Publicidade
O Benfica triunfou na Póvoa de Varzim e seguiu em frente para os 1/4 de final da Taça de Portugal graças aos golos de Grimaldo (4′) e Enzo Fernández (78′).
Varzim e Benfica voltaram a encontrar-se na Póvoa quinze anos depois da última visita dos encarnados ao reduto varzinista e que na altura se redundou por uma derrota também nos 1/8 final da Taça de Portugal. Mas desta vez a história foi diferente. E começou a ser escrita cedo, com Grimaldo logo no quarto minuto de jogo a bater superiormente um livre e a abrir o marcador para a equipa lisboeta. Num jogo que marcou o regresso de Enzo Fernández ao onze de Roger Schmidt, o Benfica comandou os destinos da bola desde o primeiro toque, mas sem criar grandes ocasiões de perigo, destacando-se até uma oportunidade para os da casa com Rúben Gonçalves a cabecear com muito perigo ao lado do poste esquerdo de Odysseas. Um estádio cheio a lembrar as velhas noites primodivisionárias da turma da Póvoa, viu a primeira parte fechar com uma boa combinação varzinista que terminou com um remate de João Vasco sem perigo e com uma finalização de Gonçalo Ramos que o experiente Ricardo encaixou.
A segunda parte trouxe um Varzim diferente e com outra atitude e dinâmica deixando o Benfica em sobressalto nos primeiros minutos. Aos 51′ Titi Jr. caiu na área em disputa com Grimaldo, mas Manuel Oliveira, mesmo depois de ouvir o VAR, mandou seguir com muitos protestos dos da casa. Em seguida, João Vasco tentou surpreender Odysseas, mas o grego segurou sem problemas. Grimaldo acabou por sair lesionado aos 55′ naquela que pode ser uma dor de cabeça de Schmidt para o dérbi de domingo. Rafa, outro dos jogadores encarnados em destaque esta época, ficou fora dos convocados devido a uma entorse sendo também dúvida para o jogo frente ao eterno rival de Lisboa. Aos 65′, Diogo Ramalho apareceu no jogo a criar perigo com um cruzamento que obrigou Odysseas a defesa apertada, com o Benfica a responder dois minutos depois por intermédio de Chiquinho, na cara de Ricardo permitiu o corte de Bonilla. Mas aos 78′ a bola entrou mesmo e foi na baliza da casa. Bah entrou na área poveira, deixou em Chiquinho que assistiu Enzo Fernández para o regresso perfeito ao onze, com um remate em jeito sem hipóteses para Ricardo. O médio argentino festejou batendo com a mão no símbolo encarnado e apontando para o chão, naquele que pode ter sido um sinal para os adeptos de que está para ficar. Até final o Varzim esboçou uma pequena reação, mas sem colocar a vantagem encarnada em perigo.
O Benfica segue então para os quartos-de-final da Taça de Portugal onde irá visitar o vencedor do Braga-Vitória SC.