vsports

Publicidade

Liga Bwin: Gil Vicente mostra sinal vermelho e trava FC Porto no Dragão

26 de Fevereiro, 2023 por redacção

FC Porto e Gil Vicente defrontaram-se no Estádio do Dragão com os gilistas a surpreenderem e a saírem vencedores deste duelo graças aos golos de Fran Navarro e Murilo, numa partida que fica marcada pelas expulsões de João Mário e Matheus Uribe no lado portista.

Na ressaca da noite europeia de Milão, Sérgio Conceição surpreendeu ao lançar Namaso como titular na frente de ataque ao lado de Mehdi Taremi, mas foi o iraniano quem primeiro deu nas vistas ao ter um golo anulado logo aos 15 segundos de jogo por posição irregular. Mas estava dado o aviso portista e aos 4′ contou mesmo. Namaso saiu em velocidade pela direita e serviu o número 9 portista que na área não perdoou e abriu o marcador, voltando aos golos quatro jogos depois.

A equipa de Barcelos sentiu dificuldades para responder à forte entrada portista que aos 9′ só não aumentou a vantagem porque Pepê falhou escandalosamente à boca da baliza de Andrew o 2-0. Fran Navarro, a estrela da companhia gilista apareceu então no jogo aos 11′, com um cabeceamento a dar um primeiro sinal de vida da equipa de Barcelos. Os primeiros 15 minutos foram jogados a bom ritmo por ambas as equipas com o Gil Vicente a mostrar alguma audácia e a demonstrar que o objetivo passava por chegar à baliza de Diogo Costa e alcançar o golo. Mas quem apareceu de novo a dar nas vistas foi Danny Namaso que aos 18′ enviou uma ‘bomba’ à trave de Andrew, o guarda-redes em poucos minutos viu um golo ser anulado na sua baliza, outro contar, um falhanço escandaloso e um remate à trave.

A coragem gilista teve mais concretização aos 25′ quando Boselli apareceu com espaço pela esquerda e obrigou Diogo Costa à primeira grande defesa da noite. Mas um minuto passado e Diogo Costa nada pôde fazer quando o lateral Zé Carlos apareceu a rasgar o lado esquerdo da defesa portista e a assistir o goleador espanhol Fran Navarro que só teve de encostar para o empate. O jogo animou ainda mais e aos 35′ João Mário cortou com o braço um passe de Pedro Tiba na meia-lua que procurava Boselli na esquerda. Inicialmente o árbitro Rui Costa mostrou o amarelo, mas depois de alertado pelo VAR foi ver as imagens, mudou a cor do cartão e expulsou o jogador portista.

O FC Porto ficou em inferioridade numérica pouco depois da meia-hora e baralhou as contas táticas de Sérgio Conceição. A equipa de Daniel Sousa aproveitou alguma desorientação portista, aos 40′ Murilo em jogada individual fez a bola bater com estrondo na trave de Diogo Costa e aos 42′ Boselli caiu na área portista em disputa de bola com Uribe. O lance ainda seguiu, mas Rui Costa foi alertado pelo VAR Tiago Martins para ver as imagens do lance e acabou por assinalar grande penalidade a favor da equipa de Barcelos. Murilo assumiu a responsabilidade e colocou o Gil Vicente em vantagem, resultado com que se chegou ao intervalo num Dragão a ferver de protestos contra o juiz da partida.

A segunda metade não podia ter começado pior para os dragões. Logo aos 52′, Uribe viu o segundo cartão amarelo e ordem de expulsão, deixando o onze de Conceição reduzido a 9 elementos. A tarefa ficou ainda mais complicada, mas não impossível para a equipa da casa e aos 68′ Eustáquio colocou a bola no fundo das redes de Andrew, mas o empate acabou por ser anulado pelo VAR por posição irregular do médio portista na finalização.

O jogo foi acontecendo longe das balizas apesar de algumas tentativas esporádicas de Taremi, o elemento mais ativo do ataque portista e que nunca deixou de acreditar no empate. O Gil Vicente contra 9 elementos sentiu muitas dificuldades e não conseguiu criar nenhuma ocasião de perigo junto da baliza de Diogo Costa que foi sempre um mero espectador na segunda metade. Aos 93′ Gonçalo Borges tentou surpreender Andrew, mas o guardião gilista encaixou e manteve a baliza fechada na segunda parte. O apito final chegou e o Gil Vicente conseguiu uma vitória histórica e inédita no Dragão que atrasou os portistas na luta pelo título ficando agora a 8 pontos do líder Benfica e com a equipa de Barcelos a manter o 14.º lugar da tabela da Liga Portugal Bwin.