vsports

Publicidade

Liga Bwin: Trincão mágico entregou os ovos da Páscoa no triunfo leonino

9 de Abril, 2023 por redacção

Casa Pia e Sporting defrontaram-se no Jamor em domingo de Páscoa, com o triunfo a sorrir aos ‘leões graças a um inspirado Francisco Trincão que apontou três golos na vitória suada da equipa de Alvalade por 4-3, frente a um Casa Pia que ficou reduzido a 10 elementos aos 64 minutos por expulsão de Felippe Cardoso.

17 segundos. Foi este o tempo que o número 17 do Sporting, Francisco Trincão, precisou para abrir o marcador no Jamor. Ainda muitos adeptos procuravam o lugar para se sentar e já Pedro Gonçalves lançava Trincão com o extremo a tirar João Nunes do caminho e de pé direito a fazer o primeiro leonino, naquele que será o golo mais rápido do campeonato até ao momento.

Mas a resposta da equipa da casa não demorou. Aos 7′ Coates não conseguiu intercetar uma bola na área e Rafael Martins disparou cruzado para o fundo das redes. Depois de ser assinalado fora de jogo ao avançado dos “gansos”, o VAR fez reverter essa decisão e o golo foi considerado legal. Este foi o primeiro golo consentido pelo Sporting nos últimos 5 jogos da Liga Portugal Bwin.

As equipas encaixaram então taticamente e o jogo perdeu alguma da chama inicial. Soma aos 17′ obrigou Adán a defesa apertada e logo a seguir Chermiti apareceu isolado, ainda tirou o guardião Lucas Paes do caminho, mas depois não conseguiu dar o toque final. Chermiti que foi hoje titular no ataque leonino novamente, rendendo Paulinho, num onze em que Rúben Amorim apostou em Pedro Gonçalves no meio-campo, entregando o apoio a Chermiti para Trincão e Edwards. Na defesa, destaque também para St. Juste que ficou no banco dando o lugar a Diomande. Nos “gansos” Filipe Martins foi obrigado a três alterações relativamente à última jornada: Vasco Fernandes e Godwin, castigados, cederam os lugares a Fernando Varela e Diogo Pinto, enquanto que Neto rendeu Beni Mukendi no centro do terreno.

Apenas aos 35 minutos voltou a existir sensação de golo no Jamor. Edwards cruzou, Matheus Reis desviou de cabeça ao primeiro poste e Lucas Paes evitou o segundo golo da equipa de Alvalade com uma defesa ‘in extremis’ e sem aparecer ninguém do Sporting para a recarga. Pouco depois, aos 39′, Trincão mostrou novamente a sua magia no jogo. Esgaio recebeu de Edwards e deixou no número 17 leonino que atirou sem balanço e colocado para o fundo das redes do Casa Pia. O Sporting estava de novo na frente do marcador, mas por pouco tempo. As equipas pareciam ter decidido que a emoção ficava guardada apenas para o início e o fim da primeira parte e aos 45+1, Soma aproveitou da melhor forma uma defesa incompleta de Adán a remate de Diogo Pinto e restabeleceu a igualdade com que as equipas recolheram aos balneários.

No reinício do jogo, Rúben Amorim decidiu agitar a equipa e fez três alterações de uma assentada: saíram Matheus Reis, Diomande e Chermiti que deram lugar a St. Juste, Gonçalo Inácio e Hide Morita. Desta forma, Pedro Gonçalves subiu no terreno e formou trio no ataque com Trincão e Edwards. Já Filipe Martins manteve o 11 inicial. E a aposta de Amorim fez bingo logo a abrir a segunda parte. Aos 48′ Morita lançou Pedro Gonçalves e este, mesmo com a oposição de João Nunes, atirou com classe para o fundo das redes de Lucas Paes. Filipe Martins teve então que mexer e lançou Felippe Cardoso para o ataque no lugar de Diogo Pinto. E de novo uma mudança no 11 deu frutos nesta partida. Desta vez para os casapianos com Felippe Cardoso aos 62′ a trabalhar na área leonina e a disparar para o golo. Mas o brasileiro foi protagonista pouco depois pela negativa. Já com amarelo, o avançado atingiu Pedro Gonçalves com um toque na cara e Fábio Veríssimo não hesitou e deu o segundo amarelo e consequente vermelho. Cardoso entrou aos 56′, viu amarelo aos 59′, fez o 3-3 aos 62′ e foi expulso aos 64′. Doze minutos em campo, mas com muito para contar.

O jogo mudou então e o Sporting começou a carregar sobre o Casa Pia. Aos 72′ Edwards esteve perto de fazer o 4-3, mas Lucas Paes fechou a baliza casapiana e adiou o que parecia inevitável. Aos 75′ um corte de Fernando Varela parecia destinado a entrar na própria baliza, mas de novo Lucas Paes a voar para evitar o golo leonino. Já sem Chermiti e sem Paulinho, Amorim colocou Coates na frente de ataque a partir dos 75′ na busca pelo golo do triunfo. E depois de várias tentativas frustradas pela defesa casapiana e por Lucas Paes, a muralha cedeu. Aos 85′, Pedro Gonçalves assumiu o lance pela esquerda e cruzou para Trincão selar o seu terceiro golo na partida e garantir os três pontos para a turma de Rúben Amorim, frente a um Casa Pia que já não teve mais forças para voltar a reagir.

Com este triunfo o Sporting mantém a perseguição ao SC Braga e FC Porto, o Casa Pia cai para o 8.º posto da Liga Portugal Bwin.