vsports

Publicidade

Liga Bwin: ‘Leão’ caça com Coates

13 de Maio, 2023 por redacção

Num jogo em que se viu cedo em desvantagem e mostrou falta de inspiração em vários períodos, um autogolo e um golo do (im)provável Coates permitiram ao Sporting bater por 2-1 o Marítimo, que nos descontos ainda viu um golo ser-lhe anulado.

Na luta constante pelo acesso à Liga dos Campeões mas talvez já a pensar no dérbi com o Benfica, Rúben Amorim poupou alguns jogadores frente a um Marítimo com defesa reforçada para tentar somar pontos na luta pela manutenção. Apesar de cautelosa a atacar, foi a formação insular quem primeiro chegou ao golo, logo aos dez minutos, quando uma má abordagem de Coates deixou Félix com a bola e o extremo serviu de pronto Vítor Costa na esquerda, que rematou cruzado para o fundo das redes. Os ‘leões’ assumiram o controlo dos acontecimentos e deram o primeiro sinal num cruzamento de Bellerín na área que Marcelo Carné segurou. Pouco inspirados na primeira parte, frente a um adversário que pouco atacava, o único lance de perigo dos anfitriões foi aos 30 minutos, numa desmarcação de Paulinho e posterior remate à figura do guarda-redes.

Logo no reatamento, Rúben Amorim sacou dos trunfos que tinha no banco, fazendo entrar Gonçalo Inácio, Morita e Nuno Santos. E foi este último que começou a mostrar uma nova face dos Leões, com um cruzamento-remate aos 58 minutos que obrigou Marcelo Carné a socar para longe. Pouco tempo depois, aos 66′, o golo esteve perto, numa incursão de Ugarte ao ataque que terminou com o remate do médio a centímetros do poste. Aos 78′, Fatawu cruzou, o guarda-redes afastou e a bola sobrou para Edwards, que à entrada da área, num lance semelhante ao do colega minutos antes, também fez a bola passar muito perto do mesmo poste. À entrada para os últimos dez minutos, e sem o lesionado Chermiti ao qual recorrer, o treinador leonino fez subir Coates no terreno, e pouco depois acabou por acontecer o empate, num lance infeliz do recém-entrado Matheus Costa, que com o calcanhar desviou para a própria baliza um passe de Pedro Gonçalves. Os últimos minutos foram de autêntica loucura, pois aos 93′ o Sporting virou o jogo, com Edwards a cruzar para o segundo poste, onde Paulinho amorteceu para a entrada do salvador Coates, a encostar com o pé direito.

Em cima do apito final, aos 97′, Winck ganhou a bola a Nuno Santos junto à linha e serviu Riascos para um remate certeiro, que parecia ir valer um ponto aos visitantes. Inicialmente o árbitro validou o lance mas depois consultou o VAR, onde descortinou uma falta do defesa brasileiro. Logo após a bola entrar, o guarda-redes Adán, que tinha visto um amarelo momentos antes, protestou o golo que haveria de ser anulado e foi expulso, decisão que se manteve e, perante a falta de mais substituições, fez com que Paulinho fosse à baliza do Sporting para os últimos instantes. O guardião leonino será baixa para o dérbi com o Benfica em Alvalade, agendado para 21 de Maio (20h30).