vsports

Publicidade

Liga Bwin: Mão cheia dos encarnados em Portimão (5-1) a caminho do título

13 de Maio, 2023 por redacção

O Benfica triunfou de forma categórica em Portimão por 5-1, ficando a uma vitória do título nacional. Na próxima jornada, os encarnados vão disputar o dérbi de Lisboa com o Sporting e podem ser campeões em Alvalade,

Paulo Sérgio surpreendeu no onze com a colocação de Filipe Relvas sobre a esquerda da defesa, mas num esquema de três centrais e Roger Schmidt a mexer apenas na dupla de centrais, entrando Morato devido ao castigo de Otamendi.

E os encarnados entraram a todo o vapor na partida. Passavam apenas dois minutos de jogo e João Neves já atirava ao poste esquerdo de Kosuke. Estava dado o primeiro aviso. Aos 4′ o Benfica marcou mesmo. Cruzamento de Aursnes, Grimaldo aparece ao segundo poste e encosta com Kosuke ainda a defender, mas após decisão do VAR, Artur Soares Dias validou o golo. Estava lançado o jogo e os encarnados não tiraram o pé do acelerador. Aos 9 minutos a equipa de Roger Schmidt voltou a festejar, mas o golo de João Mário foi invalidado por fora de jogo. Aos 13′ o brasileiro voltou a tentar o remate, atirou cruzado com a bola a passar perto do poste esquerdo de Kosuke, aos 15′ Gonçalo Ramos com um remate de longe, colocado, fez estremecer a trave de Portimão.

A equipa de Paulo Sérgio sentia dificuldades em pegar no jogo e acabou por ver Filipe Relvas aos 28′ acabar por marcar na própria baliza, quando tentava cortar um cruzamento de João Mário na direita. Os encarnados pareciam donos e senhores do encontro, mas no futebol nada é garantido e aos 38′ Pedrão aproveitou da melhor forma uma bola perdida na área encarnada e reduziu para os algarvios. E quando se esperava que o jogo reabrisse, o Benfica reagiu imediatamente. Gonçalo Ramos foi o ator principal falhando aos 39′, mas não perdoando aos 45′ atirando para o 3-1 com que se chegou ao intervalo no Municipal de Portimão.

No regresso do descanso, Schmidt tirou Chiquinho, já com amarelo, e reforçou o meio-campo com a entrada de Florentino. Paulo Sérgio manteve o 11. Mas a segunda metade começou como a primeira: com os encarnados por cima. Neres aos 47′ falhou de forma clamorosa e a seguir, aos 49′, Rafa marcou mesmo após erro de Kosuke, mas também este golo não contou. O jogador da equipa da Luz estava adiantado 9 centímetros no momento que João Mário cruzou, o tento foi anulado. Aos 54′ Grimaldo aqueceu as luvas do guardião japonês do Portimonense que não conseguia reagir nem criar qualquer perigo para a baliza de Odysseas. Aos 75′ Grimaldo de livre voltou a colocar Kosuke à prova e aos 81′ João Neves, autor de uma grande exibição, deu para João Mário que atirou à malha lateral. Aos 87′ chegou a chave final do jogo: Musa entrou e marcou na primeira vez que tocou na bola, dois minutos depois aproveitava um erro de Kosuke para fazer o 5-1 final. Mão cheia de golos para os encarnados em Portimão, numa exibição categórica que deixa a equipa da Luz a uma vitória do título de campeão a duas jornadas do final.