vsports

Publicidade

Liga Bwin: Taremi de sonho mantém FC Porto ligado à luta pelo título

20 de Maio, 2023 por redacção

Sabendo que uma derrota podia dar o título ao Benfica, o FC Porto fez a sua parte e mantém a luta pelo título viva, com o póquer de Mehdi Taremi a dar uma vitória por 4-2 sobre o Famalicão, que deixa os ‘dragões’ a um ponto das ‘águias’ antes do dérbi de domingo.

Mesmo com quatro alterações no onze, com destaque para os regressos dos pilares Marcano e Otávio, o FC Porto cedo mostrou o mesmo dinamismo e fogosidade do jogo anterior e que lhe permitiu a reviravolta. Logo aos dois minutos, Toni Martínez amorteceu o cruzamento de Otávio no peito e deixou Eustáquio na cara de Luiz Júnior, mas o guarda-redes fez uma grande defesa. Não demorou muito até o golo portista acontecer. Aos quatro minutos, recuperação de bola junto à linha-de-fundo, Otávio tentou fintar Ivo Rodrigues na área mas sofreu falta. Inicialmente Taremi permitiu a defesa do guarda-redes, mas o árbitro mandou repetir porque um jogador do Famalicão invadiu a área antes do iraniano rematar. À segunda tentativa, o Nº9 não perdoou. Quatro minutos volvidos, voltou a ser mortífero, desmarcando-se de forma primorosa para receber o belo passe a rasgar de Otávio, contornar o guarda-redes e atirar para o fundo das redes vazias

Perante a apatia famalicense, os ‘dragões’ continuaram a carregar e aos 31 Galeno avançou pela esquerda e atirou em arco para grande defesa de Luiz Júnior. A partir daí, como que os papéis inverteram-se, e aos 33 minutos Iván Jaime reduziu a diferença, cabeceando colocado junto ao poste após cruzamento da direita. O empate esteve à vista quando Pablo arrancou pela esquerda e atirou forte para defesa apertada de Diogo Costa (38’). O 2-2 acabou mesmo por aparecer, à beira do intervalo, na sequência de uma falta de Pepê sobre Otávio na área. Na cobrança do castigo máximo, Colombatto rematou ao centro da baliza mas conseguiu enganar Diogo Costa, que escolheu atirar-se para a sua esquerda.

Os anfitriões mantiveram o ascendente trazido da primeira parte e ameaçaram com dois remates no início da segunda. O primeiro de Iván Jaime (48’) e depois de Zaydou (58’), ambos para defesas atentas de Diogo Costa. O fulgor famalicense esmoreceu e o FC Porto aproveitou. Aos 61’, novo penálti para os visitantes, por mão na bola de Zaydou, uma infração só descortinada após consulta ao VAR. Taremi não desperdiçou e fez o ‘hat-trick’ com um remate ao qual Luiz Júnior quase chegou (67’). Poucos minutos depois e mais um castigo máximo a favor dos azuis-e-brancos (71’), desta vez por Otávio ter chegado atrasado e pisado Evanilson após este cruzar. O avançado iraniano atirou para o mesmo lado e viu Luiz Júnior ir para o lado oposto. Até final, destaque ainda para um golo anulado a Galeno, aos 81’, devido a fora-de-jogo de Taremi no início da jogada.

A equipa portista fica agora à espera daquilo que o Benfica fará amanhã na visita ao Sporting, com uma vitória a dar o título à formação lisboeta mas qualquer outro resultado a adiar o vencedor para a última jornada.