vsports

Publicidade

Taça de Portugal: Franco tinha a chave do apuramento

20 de Outubro, 2023 por redacção

Numa posição que lhe é estranha, André Franco foi vital no apuramento do FC Porto para a quarta eliminatória da Taça de Portugal, marcando e assistindo na vitória por 2-0 sobre o Vilar de Perdizes

Com várias ausências por lesão, Sérgio Conceição tinha pouco espaço para rotatividade, mas ainda assim apresentou um misto de titulares e suplentes no onze inicial, destacando-se a utilização de André Franco como lateral-esquerdo. O primeiro sinal foi dado com um cabeceamento à figura de Nico (6′), ao qual se seguiu um belo remate em arco de André Franco que Daniel Gomes voou para travar (9′).

Os anfitriões, a jogarem em Chaves, tentavam mostrar-se no ataque mas o melhor que conseguiam eram aproximações à área, sem remates que criassem perigo. As despesas do jogo pertenciam aos ‘dragões’, que também revelavam algumas debilidades, desperdiçando boas situações quando Galeno rematou muito por cima (29′) e Pepê dominou mal a bola em boa posição na área (35′). Mas logo no minuto seguinte apareceu o primeiro, num lance em que André Franco surgiu na sua zona habitual, no meio-campo, e desferiu um forte remate de longe que entrou junto ao poste.

Na segunda parte o domínio portista acentuou-se e a vantagem quase foi dilatada aos 61 minutos, num remate de João Mário em zona frontal que fez a bola passar a centímetros do poste. Mas quatro minutos depois aconteceu mesmo, numa boa jogada de envolvência pela esquerda que culminou com um passe atrasado de André Franco junto à linha-de-fundo para cabeceamento subtil de Evanilson, entrado momentos antes.

Com o Vilar de Perdizes a perder frescura física e incapaz de tentar atacar o FC Porto podia ter construído um resultado mais folgado, mas o cabeceamento por cima de Fábio Cardoso à boca da baliza (68′) e o remate ao lado de Nico junto à marca de penálti (71′) não levaram a direção certa.

A equipa de Sérgio Conceição segue para a 4.ª eliminatória da Taça de Portugal, onde já estão SC Braga, SL Benfica e Portimonense, os vencedores dos jogos que já disputados nesta fase.