vsports

Publicidade

Taça da Liga: Sporting e Gyokeres de se lhe tirar o chapéu

2 de Novembro, 2023 por redacção

Um Sporting vertiginoso no ataque e um Gyokeres arrasador, com três golos, venceu o Farense com mais tranquilidade do que o resultado de 4-2 faz parecer, em jogo da segunda jornada da fase de grupos da Taça da Liga.

RESULTADOS | CLASSIFICAÇÃO

Com a grande novidade de Gonçalo Inácio como médio, o Sporting começou cedo a carregar em busca do golo, e logo aos 3 minutos Gyokeres cabeceou ao lado e aos 10 Paulinho rematou por cima, com o Farense a ver-se remetido ao seu meio-campo e incapaz de sair para o ataque. Aos 12′ o árbitro assinalou penálti para os ‘leões’ mas reverteu a decisão após consultar o VAR. O jogo acalmou um pouco nos minutos seguintes mas voltou a ganhar ritmo a partir dos 24′, desde logo com o golo inaugural, num lance em que Trincão ultrapassou um defesa com um toque brilhante e serviu Gyokeres, que rematou rasteiro e cruzado.

Neste período Trincão abriu o livro. Aos 26′ cruzou para cabeceamento de Nuno Santos à figura de Ricardo Velho e segundos depois foi carregado na área por Falcão, ganhando um penálti que Gyokeres se encarregou de converter. A terminar, aos 32′, o Nº17 leonino atirou forte e à figura mas para defesa apertada do guardião. À beira do intervalo, Ricardo Velho impediu o 3-0 após uma boa jogada de Ricardo Esgaio, que na área fletiu para dentro e rematou (42′).

A segunda parte começou com o primeiro lance de perigo do Farense… que deu golo, com Mattheus Oliveira a faturar com um remate forte de fora da área. No entanto, os algarvios nem tiveram tempo para se moralizar nem os lisboetas para se preocuparem, já que a resposta foi imediata e perigosa, com Gyokeres a rematar para defesa de Ricardo Velho (50′) e Trincão a fazer a bola passar a centímetros do poste (51′). Não demorou até a vantagem de dois golos ser restabelecida, pois aos 56 minutos Nuno Santos cruzou, Artur Jorge desviou e Ricardo Velho evitou o autogolo, só que na recarga o Nº11 rematou e o guardião deixou escapar a bola por entre as pernas.

A ferocidade leonina não acalmou e o guardião esteve em evidência no espaço de três minutos: primeiro aos 59′, detendo o remate de Daniel Bragança e a recarga de Ricardo Esgaio, depois aos 60′, com uma grande defesa após remate em arco de Trincão, e aos 61′, estirando-se junto à relva para impedir Paulinho de festejar. No entanto aos 63′ nada pôde fazer, com o passe longo de Daniel Bragança a encontrar Gyokeres, que aguentou a carga de Artur Jorge, tirou o defesa do caminho e rematou ao ângulo, completando o ‘hat-trick’. O Farense ainda teve um assomo final de brio e conseguiu reduzir a diferença, com Rui Costa e Vítor Gonçalves a combinarem e o segundo a atirar forte e sem hipóteses. Até final, destaque ainda para o remate forte de Rafael Barbosa à figura de Israel, que sacudiu frente com esforço (87′) e o remate de Pedro Gonçalves que fez a bola roçar o poste (95′).

Farense e Sporting somam ambos três pontos no grupo C, mas a equipa de Rúben Amorim tem ainda um jogo para disputar e Dezembro, frente ao Tondela.