vsports

Publicidade

Liga Betclic: Gyokeres abate “galos” e dispara “leões” para a liderança isolada

4 de Dezembro, 2023 por redacção

Sporting e Gil Vicente defrontaram-se na partida de fecho da 12.ª jornada da Liga Portugal Betclic com o triunfo a sorrir aos “leões” por 3-1.

Amorim apostou no onze mais habitual, desfazendo a dúvida relativa ao sueco Gyokeres que foi titular no eixo do ataque ao lado de Edwards e Pedro Gonçalves. Já Vítor Campelos optou por Né Lopes no eixo defensivo no lugar do lesionado Gabriel Pereira, com o ataque entregue ao jovem Félix Correia.

E os dois melhores ataques da Liga Portugal entraram a fazer jus a isso mesmo com Morita aos 2′ quase a fazer o primeiro e depois com uma primeira tentativa gilista com Fujimoto a não conseguir o remate já na área leonina. Os dados estavam lançados e aos 9′ a bola entrou mesmo na baliza gilista, mas Gyokeres estava em posição irregular por 23cm, segundo indicação do VAR. Na resposta, aos 12′, Miguel Monteiro falha o desvio na cara de Adán e Alvalade via assim um início de jogo aberto e de ataque.

Gyokeres ia sendo explorado na profundidade e os centrais gilistas iam aguentando como podiam as incursões do sueco que mostrava ser um poço de força e velocidade perante uma defesa que ia dando algum espaço. Mas aos 34′ Inácio travou Félix Correia em falta e no livre que daí resultou, Rúben Fernandes desviou de cabeça para o golo gilista. Após análise do VAR, o tento foi confirmado e a equipa de Barcelos ficava na liderança do marcador.

No entanto, a vantagem durou pouco. A equipa leonina foi em busca do empate e aos 43′ Zé Carlos alivia para a entrada da área, Nuno Santos atira e a bola desvia em Tiba que assim traiu Andrew e fez o empate. O intervalo acabou por chegar sem notas de maior destaque, numa primeira metade em que a equipa da casa esteve por cima, mas em que o Gil Vicente mostrou mais eficácia.

Rúben Amorim agitou a equipa com três alterações ao intervalo: Matheus Reis, St. Juste e Geny Catamo renderam Nuno Santos, Inácio e Esgaio, respetivamente. Com estas mudanças, o treinador leonino procurou aumentar a velocidade e a dinâmica da equipa para empurrar o Gil para a sua área. E Edwards aos 49′ deu o primeiro aviso, permitindo a Andrew brilhar com uma excelente intervenção.

Aos 52′ o aviso passou a golo. Gyokeres aproveitou da melhor forma um mau corte da defensiva de Barcelos e atirou a contar, tendo o lance sido ainda analisado pelo VAR e pelo árbitro Cláudio Pereira sobre uma possível falta do sueco no lance, mas o golo valeu mesmo. E para não haver dúvidas, aos 56′ o sueco voltou a festejar, aproveitando da melhor forma um passe de Pedro Gonçalves para encostar para o 3-1 que marcou e muito a possível reação gilista. Aos 67′, Gyokeres fez o ‘hat-trick’, mas o VAR acabou por anular por fora de jogo do sueco.

A segunda parte teve pouco Gil Vicente que apenas aos 81′ deu um sinal de perigo com um remate ao lado por Touré. Duas notas de relevo para o lado leonino com St. Juste a sair lesionado e com Coates fora do duelo de sábado em Guimarães devido ao quinto amarelo na época. Apesar de algumas tentativas de Gyokeres, negadas por Andrew, o resultado não mexeu mais e o Sporting saiu vencedor desta partida e na liderança isolada do campeonato. O Gil Vicente cai para o 13.º lugar da tabela.