Publicidade
O Estoril bateu o pé ao FC Porto, na Amoreira, por 3-1, e estará pela primeira vez na final-four da Taça da Liga, enquanto vencedor do Grupo D, com 6 pontos. Ao intervalo valiam os golos de Cassiano e Pepê, mas a ponta final do jogo trouxe dois golos nos descontos, Rafik Guitane (91′) e João Carlos (96′ g.p.) a assegurarem o triunfo e o apuramento para a próxima fase.
Num encontro que começou com um golo anulado a Francisco Conceição (16m), Cassiano adiantou a equipa da casa aos 22′, isolado, após passe de trivela de João Marques. Ainda assim, a resposta do FC Porto foi quase imediata – empatou Pepê, aos 34′, num pontapé cruzado, a passe de Mehdi Taremi.
O primeiro tempo começou dividido e assim reatou após o intervalo. Apesar de carregar mais sobre o seu adversário, o FC Porto nunca esteve realmente confortável em campo, sendo constantemente ameaçado pela equipa da casa. E após três bolas nos ferros – duas do FC Porto e uma do Estoril Praia -, a formação orientada por Vasco Seabra chegou ao 2-1 num momento de inspiração de Guitane, que passou por três adversários antes de atirar a contar. Heri quase fez o 3-1 logo de seguida, em novo num pontapé ao poste, e esse resultado acabou mesmo por ficar selado na última jogada, através da marca de grande penalidade, por João Carlos, a punir infração na área de rigor de David Carmo que fez falta sobre Koindredi.
A tentação seria classificar este resultado como verdadeiramente surpreendente. Porém, importa dar mérito ao Estoril Praia de Vasco Seabra, que há cerca de um mês foi capaz de vencer este mesmo FC Porto no Dragão, para o campeonato. A equipa de Sérgio Conceição vai fechar as contas do grupo D em casa, com o Leixões, numa partida com duas equipas sem pontos. Cai o campeão da Taça da Liga, mérito para quem o derrotou.
Vasco Seabra: "É um apuramento histórico" pic.twitter.com/QyKAlr19JL
— VSPORTS (@vsports_pt) December 6, 2023
Sérgio Conceição: "Falhou o treinador do FC Porto" pic.twitter.com/Y8VbuQghFT
— VSPORTS (@vsports_pt) December 6, 2023