vsports

Publicidade

Liga dos Campeões: FC Porto vence Shakhtar e segue para os oitavos

13 de Dezembro, 2023 por redacção

O FC Porto venceu por 5-3 o Shakhtar Donetsk no último jogo da fase de grupos da Liga dos Campeões, resultado que garantiu à equipa portista o segundo lugar do grupo H e o consequente apuramento para os oitavos de final da prova milionária.

VÍDEOS | RESULTADOS | CLASSIFICAÇÃO

Foram muitos os golos que os adeptos presentes nas bancadas do Estádio do Dragão puderam ver esta noite. Os primeiros a festejar foram os azuis e brancos, logo aos 9 minutos e já depois de ameaçar por duas vezes a baliza de Riznyk, Evanilson cruzou após passe longo de Pepe, Galeno solto ao segundo poste encostou à vontade para o 1-0.

Numa altura em que a equipa de Sérgio Conceição ia controlando com tranquilidade, aos 27 minutos Diogo Costa foi obrigado a voar para conseguir travar o remate de ressaca de Gocholeishvili, já depois de um primeiro alívio do guardião ao cruzamento de Matviyenko. No entanto, dois minutos depois o Shakhtar chegou mesmo à igualdade num lance muito polémico. O árbitro assistente levantou a bandeirola aquando do cruzamento de Zubkov, o árbitro fez sinal para baixar e deixou prosseguir a jogada que culminou com o encosto de Sikan para dentro da baliza de Diogo Costa. A defesa portista desistiu do lance e ficou tudo a pensar que o golo seria inválido por fora de jogo, mas depois de análise VAR foi confirmado. A confusão instalou-se junto ao banco do FC Porto, que reclamava da ação do assistente que teve influência no ataque da sua equipa à bola, com Cláudio Ramos, Vítor Bruno e Sérgio Conceição a verem o amarelo por protestos.

O jogo seguiu com o FC Porto no comando das operações e não foi por isso de estranhar quando aos 43′ Galeno levou novamente o Dragão ao rubro. Na sequência de um livre de Eustáquio, Galeno recebeu o passe de Pepê e rematou forte para dentro da baliza de Riznyk.

O segundo tempo começou como o primeiro, aos 51′ foi Riznyk quem brilhou entre os postes e defendeu o cabeceamento de Mehdi Taremi, mas dez minutos depois foi o iraniano quem levou a melhor. Galeno antecipou-se a Gocholeishvili e assistiu o companheiro que já de ângulo muito apertado atirou para o fundo das redes. Aos 72′ Jorgie Sánchez abordou mal a bola e deixou fugir Sikan, o remate do ucraniano saiu prensado contra o corpo de Diogo Costa, a bola foi desviar em Eustáquio que de forma involuntária marcou na própria baliza.

Não durou muito a esperança ucraniana, aos 76′ após canto de Eustáquio e de um desvio de Galeno ao primeiro poste, Pepe de pé esquerdo atirou a contar. Acabado de entrar, aos 82′ Francisco Conceição aproveitou um corte incompleto de Bondar, subiu no terreno e fez o 5-2. Estava em campo apenas há um minuto. Antes do apito final, Grujic deixou-se antecipar por Stepanenko que abriu para Eguinaldo rematar cruzado para dentro da baliza de Diogo Costa e estabelecer o 5-3 final.

O FC Porto será a única equipa portuguesa a marcar presença nos oitavos de final da Liga dos Campeões, terminou no segundo lugar do grupo H com 12 pontos, os mesmo do Barcelona que ficou em 1.º graças à diferença de golos favorável aos catalães.