vsports

Publicidade

Liga Betclic: Sporting rugiu duas vezes e volta a ser líder isolado

18 de Dezembro, 2023 por redacção

Sporting e FC Porto encontraram-se em Alvalade no ‘clássico’ que encerrou a 14.ª Jornada da Liga Portugal Betclic com o triunfo a sorrir aos ‘leões’ por 2-0.

MATCH STORY | RESULTADOS | CLASSIFICAÇÃO

Se à entrada para esta jornada se podia dizer que esta seria uma Cimeira de líderes em Lisboa, a vitória do Benfica ontem em Braga fez mudar a tabela e colocar as ‘águias’ na liderança à condição e à espera do resultado deste ‘Clássico’ para perceber em que lugar terminariam a noite.

Foi um Estádio José Alvalade esgotado que soube a pouco mais de uma hora do jogo que o capitão Coates, com uma mialgia na perna direita, estava fora das opções. Amorim optou então por lançar Eduardo Quaresma que não era titular no Sporting em jogos oficiais há quase três anos: não acontecia desde 15 de janeiro de 2021. De destacar também a opção por Geny Catamo na direita e Matheus Reis na esquerda, com Esgaio e Nuno Santos a ficarem no banco. Do lado portista, nenhuma surpresa e a confirmação da titularidade de Pepe com Zé Pedro ao seu lado no eixo defensivo.

O pontapé de saída mostrou então duas equipas dispostas a jogar com intensidade e velocidade. Equipas encaixadas taticamente, mas aos 10′ o Sporting conseguiu esticar o jogo para Gyokeres, o sueco ganhou o lance com Pepe e disparou sem hipótese com a bola a passar entre o poste direito e Diogo Costa. Alvalade explodiu naquele que parecia ser um pontapé nos maus resultados leoninos nos últimos 10 jogos com grandes, nos quais somou 3 empates e 7 derrotas.

O FC Porto sentiu muitas dificuldades para conseguir responder, a pressão leonina ia mantendo os azuis e brancos longe da baliza de Adán e procurando assustar Diogo Costa com remates sem perigo, mas sempre com transições rápidas. A primeira meia-hora praticamente só deu Sporting no jogo com a turma de Conceição a não conseguir ter bola e explorar o seu futebol. Apenas aos 40′ se viu um remate portista digno desse nome: Evanilson numa ação individual atirou por cima. Mas a primeira metade teve emoção até ao fim em dois momentos. Primeiro, aos 44′, golo anulado a Gyokeres. Quaresma cruzou na esquerda e o avançado sueco voou de cabeça para o segundo, mas Nuno Almeida, alertado pelo VAR, viu as imagens e anulou o tento por falta de Quaresma sobre João Mário no início do lance. A seguir, quase a fechar a primeira parte, Galeno aos 49′ cabeceou ao segundo poste e Adán fez uma grande defesa a impedir o empate e a guardar a vantagem leonina na ida para os balneários.

A segunda parte começou praticamente com um momento-chave do jogo: Pepe envolveu-se com Matheus Reis antes da marcação de uma falta, Nuno Almeida começou por apaziguar apenas os ânimos, mas alertado pelo VAR foi ver as imagens e expulsou Pepe com vermelho direto. Era a terceira expulsão em três jogos grandes esta época para os azuis e brancos com a situação a não piorar imediatamente porque Diogo Costa, aos 58′, negou o 2-0 a Edwards. No entanto, aos 60′ já nada pôde fazer quando Gyokeres se isolou e assistiu Pedro Gonçalves para o 2-0. Estava tudo bem encaminhado para os “leões” voltarem às vitórias num “clássico” e à liderança da Liga. Diogo Costa aos 64′ negou o 3-0 a Pedro Gonçalves e na resposta foi Adán quem parou uma oportunidade de Evanilson.

A equipa da casa tomou conta do jogo e foi somando ocasiões que podiam ter dado em goleada verde e branca, apesar de aos 72′ Evanilson ter visto um golo ser anulado por fora de jogo de Taremi no início do lance. A força portista foi decaindo, Sérgio Conceição refrescou algumas posições, mas o perigo não acontecia junto à baliza norte defendida por Adán. Já do outro lado, Gyokeres continuava a dinamitar a defesa portista e aos 92′ foi numa arrancada do sueco que apareceu o 3-0 leonino, mas Nuno Almeida, de novo alertado pelo VAR, anulou o golo devido a uma falta ofensiva de Daniel Bragança.

O final chegou e o Sporting passa a época natalícia no primeiro lugar do campeonato. O FC Porto com esta derrota caiu para o terceiro lugar da tabela.