Publicidade
Uma grande exibição de Daniel Bragança, autor de um golo e uma assistência, ajudou o Sporting a vencer o Tondela por 2-1 e a confirmar a presença na “final four” da Taça da Liga.
O Sporting apresentou-se na 3.ª jornada como líder do Grupo C e com uma vantagem de dois golos, podendo inclusive dar-se ao luxo de perder, desde que apenas por um golo de diferença, e talvez por isso o treinador Rúben Amorim tenha optado por rodar o plantel.
Apesar disso, desde cedo o Sporting mostrou estar empenhado em não permitir veleidades ao Tondela, pois logo aos 5 minutos ameaçou, primeiro num corte de Lucas Mezenga que quase deu autogolo e depois, na sequência do canto, com o cabeceamento de Paulinho à barra. Com os ‘leões’ a dominarem e os anfitriões quase sem iniciativa ofensiva, o golo dos visitantes chegou sem surpresa, aos 17′, numa jogada envolvente à entrada da área que terminou com Daniel Bragança a dominar no peito e a rematar de forma acrobática por entre as pernas de Ricardo Silva.
O Sporting continuou a atacar e aos 32′ Paulinho reforçou o estatuto de melhor marcador na história da competição (21 golos), concluindo uma jogada associativa da esquerda para o centro onde Daniel Bragança assistiu de calcanhar, com um remate colocado junto à malha lateral. Apenas cinco minutos depois, em nova boa jogada coletiva, o Nº20 quase bisou, mas isolado por Pedro Gonçalves na área rematou fraco e à figura do guardião. O primeiro e único ataque tondelense com algum perigo na primeira parte aconteceu aos 41′, como Israel a socar um cruzamento perante a pressão de Ricardo Alves.
A segunda parte foi disputada numa toada morna, com o Sporting a controlar um resultado amplamente favorável, mas nem por isso deixando de criar perigo, como o provam dois lances em minutos seguidos: aos 65′ Trincão rematou para defesa atenta de Ricardo Silva e aos 66′ Paulinho atirou forte para grande defesa do guardião junto à relva.
Só à entrada para os últimos 15 minutos é que o Tondela mostrou do que é capaz, a começar pelo golo de Hélder Tavares, entrado aos 72′ e que marcou aos 76′ num remate acrobático após Matheus Reis falhar a abordagem a um cruzamento. Perto do fim, aos 86′, Rui Gomes esteve perto do empate, beneficiando de um ressalto, fintando Gonçalo Inácio e rematando à malha lateral a centímetros do poste.
Desta forma o Sporting vai medir forças com o Braga (vencedor do Grupo A) nas meias-finais da competição, em jogo marcado para 23 de Janeiro de 2024.