vsports

Publicidade

Liga Betclic: Santos pecou e Benfica aproveitou

14 de Janeiro, 2024 por redacção

Um golo, defesas vitais de Trubin e remates ao poste deixaram o Benfica em dificuldades, mas a expulsão de Santos mudou tudo e as ´Águias’ partiram para a goleada (4-1), que contou com golo do reforço Marcos Leonardo.

Pressionado pela vitória do Sporting no Sábado, o Benfica sabia que não podia vacilar e o primeiro lance de perigo até foi seu, quando aos 6′ um corte incompleto deixou a bola em Rafa e este rematou para desvio providencial de Costinha na pequena área. Só que a partir daí praticamente só deu Rio Ave. A começar pelo golo de Guga, que aos 9 minutos aproveitou distração anfitriã e apareceu no espaço vazio na área, rodeado de quatro adversários, para finalizar o passe de Fábio Ronaldo após cruzamento da direita que Boateng não conseguiu desviar. Aos 16′ o ligeiro desvio de João Neves quase traiu Trubin, mas o ucraniano conseguiu deter com o pé o remate de Fábio Ronaldo, e aos 24′ Boateng correspondeu ao cruzamento de Miguel Nóbrega com um cabeceamento para grande defesa de Trubin.

O Benfica sentiu que tinha de fazer muito mais e aos 29′ começou a responder, com um ataque rápido pela esquerda conduzido por Rafa, que serviu Di María para um remate de pronto à entrada da área a fazer o empate. Mesmo sem ter criado muitas ocasiões, o Benfica podia ter chegado ao intervalo em vantagem, mas um toque com a ponta dos dedos de Jhonatan tirou o golo a João Mário (40′).

O início de segunda parte foi de susto para o Benfica, que viu Boateng cabecear ao poste aos 46′ e João Graça também a acertar no ferro, após cruzamento que Trubin não agarrou (49′). A atravessar bom momento, Arthur Cabral tentou a sua sorte com um remate de pronto aos 52′ mas Jhonatan respondeu de forma segura. Todo o entusiasmo que os vilacondeses pudessem ter em alcançar um resultado positivo desvaneceu-se aos 58′, por culpa da expulsão de Santos por mão na bola, vendo o segundo cartão amarelo. Di María testou a atenção do guarda-redes com um livre e um canto direto e o castigo para os visitantes surgiu momentos depois, com uma série de ressaltos a terminar com a bola à disposição de António Silva, que encheu o pé e fez o 2-1.

Roger Schimdt não quis correr riscos e fez uma tripla substituição, que deu segurança defensiva, mais dinamismo ofensivo e refrescou a equipa, com o reforço de Inverno Marcos Leonardo entre as apostas. Tiago Gouveia ficou a centímetros do golo aos 76′ após passe da direita e foi também por centímetros que, aos 80′, Aursnes impediu a bola de sair e a cruzou para o cabeceamento certeiro de Marcos Leonardo, que assim se apresentou da melhor forma ao público benfiquista. Jhonatan voltou a estar em evidência ao desviar com a canela o remate com selo de golo de Tiago Gouveia (83′), mas nada conseguiu fazer aos 92′, quando o passe de trivela de Rafa encontrou João Mário à boca da baliza para o quarto tento.