vsports

Publicidade

Liga Betclic: FC Porto regressa aos triunfos

17 de Fevereiro, 2024 por redacção

O FC Porto regressou aos triunfos ao bater o Estrela da Amadora por 2-0, em partida a contar para a 22.ª jornada do campeonato. Galeno e João Mário marcaram os golos dos azuis e brancos.

Vitória natural dos portistas, diante de um Estrela que demonstrou uma postura demasiado defensiva no Dragão e acabou por ser penalizado perante uma exibição esclarecida do conjunto de Sérgio Conceição.

Era uma incógnita perceber que de que forma o FC Porto iria reagir depois de dois resultados negativos: o empate caseiro frente ao Rio Ave em casa (0-0), mas sobretudo após o desaire em Arouca, que deixou a equipa a sete pontos dos dois rivais. A partida frente ao Estrela da Amadora era por isso de crucial importância para os azuis e brancos continuarem colados à rota do título. Pela frente estava o 12.º colocado da Liga Portugal Betclic. O Estrela da Amadora esteve durante sete jogos sem ganhar, mas a vitória em Portimão (3-0) serviu de balão de oxigénio. Por isso, os estrelistas entravam com confiança à procura de somar pontos no covil dos ‘dragões’.

Em relação ao duelo frente ao Arouca, Sérgio Conceição fez duas alterações: promoveu a estreia de Otávio Ataíde, central que chegou no mercado de janeiro proveniente do Famalicão. Zaidu também foi aposta no onze, rendendo o castigado Wendell. Por outro lado, Sérgio Vieira alterou duas peças no xadrez, com Rodrigo Pinho e Regis a saírem para darem lugar a Ronaldo e André Luiz. Apesar das alterações, Sérgio Conceição manteve a estrutura, com Pepê atrás de Evanilson, e Francisco Conceição e Galeno nas alas. O Estrela apresentou-se, como habitual, num esquema com três defesas.

Desde os primeiros minutos, e a jogar perante os seus adeptos, a equipa portista quis mostrar ao que vinha: pressão alta sobre o portador da bola, de forma a provocar o erro adversário. Evanilson deu o primeiro aviso, à passagem do minuto 6. Cabeceamento do avançado brasileiro, com Bruno Brigído a evitar o primeiro dos portistas.

Pressentia-se o que pretendiam os azuis e brancos, chegar cedo à vantagem, para depois poderem fazer uma gestão das incidências com outra tranquilidade. Mas um dos problemas dos ‘dragões’ esta temporada tem passado pela eficácia. O cabeceamento e o desperdício de Nico González ao lado da baliza, após cruzamento de João Mário foi disso exemplo.

Os visitantes tentaram responder, num contra-ataque rápido. André Luiz deixou Otávio para trás numa grande arrancada, e foi Zaidu a fazer um corte a travar o remate vitorioso do jogador do Estrela da Amadora. Nesse lance o defesa acabou por se lesionar, e foi rendido por Jorge Sánchez.

Desde cedo os portistas viam-se condicionados, mas antes que o Dragão entrasse em desassossego, Galeno encontrou o caminho do golo. João Mário recebeu na área, cruzou, a bola ainda sofreu um desvio e acabou nos pés do brasileiro que atirou para o fundo da baliza.

O conjunto orientado por Sérgio Vieira não se deixou amedrontar e podia ter chegado ao empate logo de seguida. Valeu Diogo Costa, quase sempre ele a ‘tapar os buracos’ na defensiva azul e branca. Boa estirada a remate de Ronaldo.  Ainda antes do intervalo, a pressão alta do FC Porto poderia ter voltado a dar frutos. Recuperação de bola, Evanilson tocou em Francisco Conceição que permitiu a defesa de Brígido. A vantagem ao intervalo dos portistas era justa, contudo com o Estrela a dar uma boa réplica no Dragão.

No segundo tempo, Galeno teve uma boa oportunidade a abrir, após um passe longo de Pepe, mas Brígido voltou a brilhar. Após o aviso, os azuis e brancos chegariam mesmo ao golo à passagem do minuto 57′. João Mário recebeu de Galeno fora da área, e disparou para o fundo das redes.

A partir desse momento a equipa azul e branca entrou em modo gestão. Conceição mudou a frente de ataque, com as entradas de Iván Jaime, Gonçalo Borges, André Franco e Toni Martínez, e as saídas de Galeno, Francisco Conceição, Nico González e Evanilson. O Estrela alterou para uma defesa a quatro, mas a toada manteve-se a mesma, com o conjunto portista no comando do marcador, e sem sobressaltos a nível ofensivo. Iván Jaime ainda teve oportunidade para fazer o 3-0. O médio apareceu já dentro na área, mas rematou contra Jean Felipe.

O FC Porto regressou às vitórias, confirmando o favoritismo na receção ao Estrela da Amadora. Com este resultado, a equipa de Sérgio Vieira fica mais pressionada na luta da permanência. Já os azuis e brancos passam a somar 48 pontos e ficam provisoriamente a quatro pontos de Benfica e Sporting, que jogam amanhã e segunda-feira, respetivamente.