vsports

Publicidade

Liga Europa: Benfica sofre mas vence na Escócia

14 de Março, 2024 por redacção

Um golo de Rafa aos 66 minutos fez a diferença no Estádio Ibrox, o Benfica venceu o Rangers e segue para os quartos de final da Liga Europa.

Com o empate a duas bolas na Luz na semana passada, estava tudo em aberto para a 2.ª mão dos oitavos de final. Terreno historicamente difícil para a formação portuguesa, com a chuva a ser presença durante toda a partida, mas Marcos Leonardo no ataque de início e Florentino a segurar o meio-campo, João Mário ficou no banco, as expetativas eram altas.

Uma primeira parte muito partida, com as duas equipas a mostrar alguma ansiedade e pouco discernimento no ataque. Ainda assim, eram os escoceses quem iam criando mais perigo. Logo aos 12 minutos, depois de uma perda de João Neves, Lawrence combinou com Fábio Silva e atirou para defesa de Trubin. O guardião ucraniano quase deixava a bola fugir por baixo das pernas, acabou a ceder canto. Marcos Leonardo foi aparecendo no jogo, mas sempre sem conseguir criar perigo, sendo que aos 37′ não atacou o cruzamento de Di María e quando Rafa tentou a emenda, atirou contra a defesa da casa. Antes do descanso, Trubin ainda fez uma grande defesa, ao travar o remate de Dessers, mas o lance acabou por ser interrompido por fora de jogo e o encontro seguiu para o intervalo com o nulo no marcador.

Roger Schmidt lançou Tengstedt para o lugar de Marcos Leonardo no segundo tempo, mas foi novamente o Rangers quem criou perigo primeiro. Dessers rematou ligeiramente ao lado aos 48′, e aos 51′ um corte de António Silva quase dava autogolo. E numa altura em que o Benfica apostava nas transições rápidas, eis que surge a jogada que dá o único golo do jogo. Após um canto do Ranger, Florentino lança o contra-ataque, Di María em esforço conseguiu assistir Rafa que arrancou para a área e na cara de Butland atirou para dentro da baliza. O lance foi inicialmente invalidado por fora de jogo, mas depois de análise VAR foi confirmado que o extremo encarnado estava antes da linha de meio-campo aquando da assistência do argentino. Festa nas bancadas era encarnada, para desalento dos escoceses.

O golo motivou o Benfica, aos 82′ Butland negou a Bah o que seria o 2-0, e um minuto depois António Silva desperdiçou um canto de Kokçu, estava em boa posição para finalizar. Nos cinco minutos de compensação o Benfica tentou manter a bola longe da sua área e acabou mesmo por ser a equipa portuguesa quando o árbitro apitou.

O sorteio dos quartos de final estão agendados para amanhã, sexta-feira, às 12h00.