vsports

Publicidade

Liga Betclic: Sporting bate Portimonense e vê título cada vez mais perto

4 de Maio, 2024 por redacção

Sporting e Portimonense defrontaram-se em Alvalade numa partida que terminou com o triunfo leonino por 3-0, resultado que deixa o Sporting a três pontos do título quando faltam jogar duas jornadas para terminar a Liga Portugal Betclic 2023/2024.

Alvalade esgotado e em euforia para receber aquele que podia ser o jogo que, em caso de vitória, deixaria os ‘leões’ matematicamente a 3 pontos do título nacional.

Amorim optou por manter a titularidade de Paulinho no ataque mesmo com o regresso de Gyokeres, recuando Pedro Gonçalves para o meio-campo ao lado de Hjulmand. Um ataque total a que Paulo Sérgio respondeu com um 4x3x3 com três ‘setas’ na frente: Luan, Berto e Hélio Varela.

O início de jogo ficou marcado pela homenagem de Alvalade ao mítico Manuel Fernandes, que passa por um momento de saúde delicado e logo aos 4′ Gyokeres viu Kosuke negar-lhe o golo na primeira grande ocasião de golo. O Sporting entrou mais forte e não permitia aos algarvios fugas para contra-ataque e por isso não espantou quando Nuno Santos aos 13′ fugiu pela esquerda e cruzou atrasado para Paulinho atirar para o primeiro, levando Alvalade ao rubro. Aos 21′ Kosuke foi de novo figura com uma grande intervenção a remate de Pedro Gonçalves, numa fase em que o Portimonense conseguia soltar-se mais e aparecer junto à área de Israel, embora sem criar qualquer perigo. Mas na outra baliza continuava o ‘festival Kosuke’, com o guardião nipónico a negar o segundo golo leonino a Paulinho e Inácio aos 45′, isto depois de ter visto o avançado leonino atirar de cabeça ao poste aos 36′. O primeiro tempo terminava com um resultado curto para tanto domínio leonino, mas a segunda parte ficava em aberto no que ao marcador se referia.

A vantagem de apenas um golo apresentava-se perigosa e curta para a equipa de Amorim e por isso não admirou que o Sporting entrasse na etapa complementar com mais intensidade e velocidade, na busca pelo segundo golo que Kosuke e o poste adiaram na primeira parte. Mas apenas aos 60′ se viu perigo quando – quem mais poderia ser – Kosuke negou a Paulinho o bis.

Paulo Sérgio parecia ter encontrado a forma de a sua equipa encaixar taticamente na turma de Alvalade, mas aos 70′ Trincão aproveitou da melhor forma um passe de Paulinho e bateu finalmente Kosuke para o 2-0, deixando os ‘leões’ perto do triunfo e com uma mão na taça de campeão. Aos 80′, o Portimonense assustou com um remate de Midana perto da trave de Israel, e na resposta, aos 81′, Gyokeres viu Kosuke negar-lhe o golo que tanto procurava, mas que o sueco acabou por alcançar já em tempo de descontos, aos 90+2′, selando a 16.ª vitória leonina em casa em 16 jogos nesta Liga Portugal Betclic.

O Sporting fica agora à espera de ver o que o Benfica faz em Famalicão, de forma a saber se o título chega já este domingo ou se passará por um possível triunfo na Amoreira no próximo fim de semana.