vsports

Publicidade

Liga Betclic: Luz viu o melhor Rafa em despedida gloriosa

12 de Maio, 2024 por redacção

O Benfica despediu-se dos jogos em casa esta época com uma goleada ao Arouca, por 5-0, na qual também se despediu Rafa, que o fez com uma excelente exibição, coroada com dois golos e uma assistência.

Privado dos pontas-de-lança Arthur Cabral e Marcos Leonardo, o treinador Roger Schmidt voltou a apostar num ataque móvel com Rafa como referência e as ‘águias’ entraram logo a todo o gás, já que aos seis minutos o extremo esteve perto de marcar, valendo uma grande defesa de Arruabarrena. Aos 17′ um canto de Di María foi cabeceado por João Neves à figura do uruguaio para defesa apertada e aos 22′ João Mário desmarcou-se na área e à saída do guarda-redes deu um toque subtil a desviar a bola e esta embateu no poste.

O primeiro golo foi apenas uma questão de segundos, já que aos 23′ Bambu cortou com a mão um passe de João Mário e Di María não perdoou (25′). Pouco depois, e da mesma forma, o marcador passou para 2-0, num lance em que Kokcu se isolou e foi carregado pelo guarda-redes, com o médio turco a faturar também com um remate rasteiro. Perto do intervalo começou o show de Rafa, que aos 42′ recebeu um passe de Aursnes e desferiu um forte remate ao ângulo superior, de nada valendo a presença de Arruabarrena junto ao poste.

A etapa complementar começou praticamente como tinha terminado, com um golo do Nº27 das ‘águias’, que fez uso da sua característica velocidade para se virar e fugir a um defesa e depois ultrapassar outro à entrada da área, picando depois a bola por cima do guardião. Sempre sem tirar o pé do acelerador, o Benfica podia ter dilatado a goleada, mas à boca da baliza João Mário desviou por cima (49′) e o chapéu de Di María foi anulado por fora-de-jogo de Rafa no início do lance (58′).

O Arouca estava longe, muito longe do que mostrou na segunda metade da época, em que para além de permissivo na defesa mostrava-se inofensivo no ataque. Tanto assim foi que só aos 68 minutos se acercou com perigo da baliza de Trubin, mas Cristo González junto à marca de penálti acertou mal na bola e esta saiu ao lado. Depois das falhas, novamente o acerto encarnado, aos 77′, com o recém-entrado Tengstedt a receber um passe adocicado de Rafa, a contornar o guarda-redes e a atirar para dentro da baliza vazia.

A cinco minutos do fim, emoção no Estádio da Luz com Rafa a sair perante uma grande ovação para dar lugar ao jovem estreante João Rêgo. Por fim, e já nos descontos, esteve à vista o 6-0, mas isolado perante Arruabarrena, o argentino Rollheiser tanto tentou colocar o remate que este acabou por rasar o poste.