vsports

Publicidade

Liga Betclic: Rio Ave e Benfica empatam (1-1) na despedida da época

17 de Maio, 2024 por redacção

Rio Ave e Benfica dividiram pontos em Vila do Conde (1-1) no jogo de despedida de ambas as equipas na época 2023-2024. Kokcu marcou para os encarnados aos 32′, Costinha já nos descontos converteu com sucesso uma grande penalidade.

Para uma partida em que as duas equipas já tinham os destinos da época concretizados, ambos os treinadores optaram por várias mudanças nos onzes. Luís Freire operou cinco mexidas, com as saídas de Jhonatan, Fábio Ronaldo, Joca, Vítor Gomes e Úmaro Embaló, para as entradas de Miszta, João Graça, Tanlongo, Vrousai e Ukra em relação ao último jogo. No lado encarnado, Schmidt deixou Rafa e Di María fora dos convocados e deu também a titularidade a Samuel Soares na baliza, Morato na defesa e Rollheiser na ala direita.

RESULTADOS | CLASSIFICAÇÃO | VÍDEOS DO JOGO

A partida iniciou-se em ritmo lento e apenas aos 6′ houve o primeiro sinal de perigo com Tengstedt a falhar na cara de Miszta. O guardião voltou a levar a melhor aos 17′ perante o remate do dinamarquês, naquele que foi o minuto mais emocionante da noite. Ukra foi substituído naquele que foi o último jogo da carreira do número 17 vilacondense. Muitos aplausos de todos os adeptos presentes nos Arcos e uma guarda de honra de todos os jogadores, tornaram o momento ainda mais marcante. Depois no regresso ao jogo, Patrick William testou pela primeira vez os reflexos de Samuel Soares, e depois aos 32′ Aursnes lançou de novo Tengstedt em profundidade e desta vez o avançado segurou e esperou por Kokcu que aproveitou e disparou para o primeiro do  Benfica. O Rio Ave procurou responder, mas sempre sem aproximações perigosas à baliza de Samu e acabou por ser o Benfica a ter a última ocasião de relevo na primeira metade quando João Mário meteu Miszta de novo à prova, com o guardião polaco a negar o segundo aos encarnados.

A segunda parte trouxe um pouco de mais do mesmo. Benfica com mais bola, Rio Ave sem conseguir criar perigo. Aos 53′ Rollheiser esteve perto de marcar o seu segundo golo pelo Benfica após um bom trabalho de Carreras na esquerda, mas a bola acabou por esbarrar na defensiva nortenha. Tengstedt continuava a sua missão de ser o homem mais isolado dos encarnados e aos 61′ ficou de novo perto do golo no duelo com Miszta. Aos 74′ o Benfica falhou de novo o 2-0 em dose dupla quando João Neves atirou para defesa de Miszta e na recarga, Otamendi, de baliza praticamente aberta, desperdiçou. Destaque aos 75′ para a estreia do jovem Gustavo Varela, nos encarnados, para o lugar de um esgotado Tengstedt. Aos 77′ Boateng ainda marcou, mas o golo foi anulado por fora de jogo do extremo de Vila do Conde. De qualquer forma, ficava o aviso ao Benfica que mantinha a vantagem mínima e que desperdiçava várias oportunidades. Prestianni também teve direito a estreia e foi já em campo que viu o lance que permitiu ao Rio Ave chegar ao empate. Aderlan Santos cabeceou, a bola desviou na mão de Florentino e foi apontada a marcação de grande penalidade. Costinha avançou e aos 90+3 restabeleceu a igualdade. Miszta ainda teve de voltar a brilhar aos 90+5 a remate de Prestianni a deixar a sua primeira marca em campo. No minuto seguinte também Boateng podia ter marcado, mas Aursnes fez de Samuel Soares e travou o remate do ganês.

O Rio Ave alcançou assim o seu 12.º jogo consecutivo sem perder e o Benfica fechou a temporada sem vitórias nos últimos 2 jogos fora da Luz.