vsports

Publicidade

Liga Betclic: Galeno decide na Pedreira

18 de Maio, 2024 por redacção

Um tento solitário de Galeno ajudou o FC Porto a bater o SC Braga e a confirmar o terceiro lugar final no campeonato, bem como o apuramento direto para a Liga Europa, num jogo em que os anfitriões jogaram 78 minutos com dez e Matheus adiou o golo como pôde.

O último jogo da edição 2023/24 do campeonato encerrava o último objetivo ainda em aberto, com Braga e Porto a lutarem pelo terceiro lugar e o acesso direto à fase de grupos da Liga Europa. Detentor da posição, o FC Porto começou melhor e teve o primeiro lance de algum perigo, quando aos oito minutos um livre para a área terminou com o cabeceamento de Nico, com a bola a sair prensada contra Paulo Oliveira.

Aos 12′, enorme contrariedade para os anfitriões, já que Victor Gómez cometeu falta sobre Galeno à entrada da área e foi expulso, após ver dois cartões amarelos no espaço de cinco minutos. A partir daí, começou o assalto dos Dragões à área bracarense, mas com muita desinspiração à mistura, enquanto os Arsenalistas se defendiam como podiam e espreitavam o contra-ataque. Só perto do intervalo os visitantes criaram problemas, primeiro num livre de Francisco Conceição que Matheus agarrou (37′) e depois num remate por cima de Galeno após corte incompleto de Paulo Oliveira (45′).

Na etapa complementar o FC Porto continuou a atacar mas desta vez com muito perigo e em várias ocasiões. No espaço de dois minutos esteve perto do golo, primeiro por Otávio, cujo remate desviou em João Moutinho e acertou no poste (51′), e logo a seguir, aos 52′, com Matheus a travar o remate de Pepê e a recarga de Francisco Conceição. Ainda mal se tinha recomposto e, segundos depois, já Matheus estava a voar para desviar o remate em arco de Galeno.

O SC Braga não tinha muitas oportunidades para se aproximar da área portista mas aos 55′ dispôs de uma situação perigosa, quando o cruzamento rasteiro de Borja foi desviado por Wendell no último instante, com Ricardo Horta ao segundo poste pronto a rematar. O jogo acalmou um pouco mas na parte final voltou a ganhar intensidade. Aos 75′, Francisco atirou em arco de longe e a bola falhou o poste por centímetros. Ciente de que precisava ganhar, o SC Braga tentou atacar e aos 81′, na sequência de um livre lateral, Niakaté desviou de forma subtil e a bola rasou o poste.

Só que aos 84′ a barreira bracarense finalmente cedeu, quando após uma recuperação de bola Taremi ficou com caminho livre e vislumbrou a desmarcação de Galeno nas costas de Vítor Carvalho, assistindo-o para um remate em arco à saída de Matheus. O empate podia ter acontecido aos 88′, mas a jogada individual de Álvaro Djaló, passando por dois defesas na área, terminou com o pé de Diogo Costa a travar um remate ao qual faltou mais força.