vsports

Publicidade

Liga Betclic: Sporting termina campeonato com chave de ouro

18 de Maio, 2024 por redacção

O Sporting despediu-se hoje de Alvalade com uma vitória por 3-0 frente ao Chaves, equipa já despromovida. Gyokeres bisou e Paulinho também contribuiu para o resultado final. Com este triunfo os ‘leões’ terminaram com 90 pontos, mais 10 que o segundo classificado, o Benfica.

O jovem Gonçalo Pinto, hoje em estreia a titular na baliza flaviense, foi cedo chamado a intervir. Logo aos 2 minutos sacudiu o cruzamento de Esgaio, recuperou posição e defendeu a recarga de Morita. Dois minutos depois foi o poste que lhe valeu, ao travar o cabeceamento de Gonçalo Inácio. À passagem do minuto 13, Manuel Oliveira assinalou um penálti para os ‘leões’ na sequência da queda de Trincão na área, mas depois de alertado pelo VAR e de ir ver as imagens, reverteu a decisão, considerou que não houve falta de Vasco Fernandes. Não foi à primeira, foi à segunda. Aos 19′ o árbitro foi novamente chamado pelo VAR, e desta vez apontou em definitivo para a marca dos 11 metros, Guima desviou com o braço o cruzamento de Morita. Chamado a marcar, Gyokeres aos 23 minutos não desperdiçou.

No dia em que se despediu de Alvalade, Neto aos 33′ teve a possibilidade para fazer o 2-0. O lance começou num livre de Nuno Santos junto à bandeirola de canto, Trincão na insistência levantou para o segundo poste onde Neto mergulhou e desviou de cabeça para defesa de Gonçalo Pinto. O 2-0 chegou mesmo aos 37′, momento em que Esgaio soltou para Gyokeres rematar à meia-volta e bisar. Antes do intervalo o sueco ainda festejou o ‘hat-trick’, mas o lance foi anulado por falta de Coates sobre Jô Batista no início da jogada. Deste lance resultou um livre para o Chaves, e com Hjulmand e Junior Pius pegados na área, o árbitro entendeu que houve agressão do flaviense sobre o dinamarquês e os transmontanos ficaram reduzidos a 10 unidades em cima do tempo de descanso.

A equipa de Moreno entrou bem na segunda parte, com João Correia a cabecear ao lado e Paulo Victor a desviar por cima do alvo, mas essa iniciativa acabou por cair por terra quando aos 55′ Paulinho fez um bonito golo e estabeleceu o 3-0 final. Gonçalo Pinto voltou a brilhar entre os postes aos 76′, evitou que um corte de Guima que saiu prensado contra Sylla resultasse num auto-golo. Até ao fim, nota para a defesa atenta do guarda-redes aos 81′, a negar o bis a Paulinho, e aos 83′, Pedro Gonçalves na marcação de um livre, teve pontaria a mais e acertou na quina da baliza.

Muita festa nas bancadas e no relvado após o apito final, com Neto e Adán a discursarem para os adeptos, Pedro Proença entregou o troféu de campeão ao capitão Coates que juntamente com todo o grupo celebraram a conquista do título de campeão nacional 2023/24.