vsports

Publicidade

Liga Conferência: Olympiakos conquista primeiro troféu europeu

29 de Maio, 2024 por redacção

O Olympiakos venceu por 1-0 a Fiorentina em Atenas, golo solitário de El Kaabi já perto do final do prolongamento, e tornou-se assim na primeira equipa grega a conquistar uma competição europeia.

Muitos portugueses em campo na AEK Arena. Para além de Artur Soares Dias como árbitro, assistido por Paulo Soares, Pedro Ribeiro e Tiago Martins no VAR, estiveram em campo David Carmo, Chiquinho, Podence e André Horta, João Carvalho ficou no banco.

A jogar num terreno bem conhecido dos gregos, o reduto do rival AEK, nas bancadas os italianos em menor número faziam-se ouvir. Mas foram rapidamente silenciados quando aos 4 minutos o cruzamento rasteiro de Podence colocou Terracciano em sentido, o guardião a responder com uma grande defesa. A resposta da equipa ‘viola’, como é conhecida, não se fez esperar. Milenkovic conseguiu desviar para dentro da baliza dos gregos o canto de Biraghi, mas estava em fora de jogo e o lance foi anulado. Ainda antes da meia-hora, Podence voltou a apontar às redes de Terracciano, mas este estava no sítio certo e encaixou. Até ao descanso, destaque apenas para o desperdício de González, que após uma defesa para a frente de Tzolakis, falhou a emenda e as equipas seguiram para os balneários com o nulo.

Na 2.ª parte, apesar do jogo se manter em aberto, a verdade é que as equipas andaram mais longe das respetivas balizas. Foi preciso esperar pelo minuto 69 para ver uma defesa de Tzolakis, a tirar para canto o remate de Kouamé que saiu enrolado. Com a entrada de André Horta para o lugar de Chiquinho aos 77′ o Olympiakos tornou-se mais perigoso. Aos 80′, na sequência de um livre do jogador português, Iborra ganhou de cabeça a Biraghi mas falhou o alvo por centímetros.

Sem golos, o encontro seguiu para prolongamento. E foi logo nos minutos iniciais que surgiu um lance de grande contestação da equipa grega. O cruzamento de Quini esbarrou no braço de Martínez Quarta já dentro da área, Artur Soares Dias entendeu que o lance foi legal, mandou seguir mas acabou a distribuir amarelos, o Olympiakos reclamava grande penalidade. A formação liderada por Mendilibar reagiu no minuto seguinte, remate forte e cruzado de Jovetic que Terracciano defendeu. E quando tudo parecia conformar-se com a chegada das grandes penalidades, eis que numa jogada de insistência do Olympiakos, Hezze cruzou na esquerda, a bola bateu no relvado e sobrou para El Kaabi. O marroquino ganhou a frente a Ranieri e fez o golo que levou o estádio à loucura, à tensão pela análise VAR, e novamente à loucura quando Artur Soares Dias confirmou a legalidade da posição do avançado que somou o seu 16.º golo em competições europeias esta época.

Este é a primeira vez que uma equipa grega conquista um troféu europeu, ainda por cima no terreno de um rival, com José Luis Mendilibar em destaque. O técnico espanhol que na época passada venceu a Liga Europa ao serviço do Sevilha, junta agora a Liga Conferência ao seu palmarés.