vsports

Publicidade

Liga dos Campeões: Real Madrid é novamente campeão europeu

1 de Junho, 2024 por redacção

O Real Madrid venceu por 2-0 o Borussia Dortmund e conquistou a sua 15.ª Liga dos Campeões. Apesar das várias oportunidades na primeira parte para se adiantarem no marcador, o desperdício custou caro aos germânicos e Carvajal e Vinícius Jr. no segundo tempo acabaram por assegurar o troféu para os merengues.

Lenny Kravitz foi o convidado musical que animou Wembley antes do pontapé de saída. Muita festa nas bancadas, com o amarelo dos adeptos do Dortmund a contrastar com o branco dos madrilenos, a expetativa era grande.

Cedo se percebeu que era o Dortmund quem estava melhor. O primeiro sinal veio de Brandt, o remate cruzado após passe de Fullkrug foi ao lado mas ainda assustou Courtois. Pouco depois os alemães estiveram perto de marcar. Passe fenomenal de Hummels a isolar Adeyemi, este ainda driblou o guarda-redes belga, mas Carvajal conseguiu recuperar a posição e fez o corte.

As oportunidades iam-se sucedendo, aos 23 minutos Fullkrug apareceu na cara de Courtois a rematar, só não marcou porque acertou no poste. Cinco minutos depois, nova arrancada de Adeyemi após passe de Brandt, rematou de pé esquerdo, valeu a defesa do guardião do Real Madrid. Courtois voltou a brilhar aos 41′, sacudiu para canto o remate inesperado de Sabitzer de fora da área e manteve o marcador a zeros até ao intervalo.

No segundo tempo o Real Madrid entrou com mais vontade, no seu último jogo com a camisola dos merengues, Kroos na marcação de um livre atirou a bola ao ângulo, destaque para a grande defesa de Kobel. Carvajal tentou por duas vezes o golo, primeiro cabeceou por cima após canto de Kroos, depois viu Maatsen cortar o seu remate, Kobel encaixou.

O Dortmund ia tentando sacudir a pressão adversária, aos 63′ o cabeceamento de Fullkrug levava selo de golo, Courtois novamente em destaque. Bellingham aos 69′ desperdiçou uma grande oportunidade para marcar, mas o golo dos madrilenos acabou mesmo por chegar cinco minutos depois. Canto de Kroos, Carvajal apareceu mais uma vez ao primeiro poste a cabecear, desta vez não falhou e inaugurou o marcador. Aos 77′ nova oportunidade para Bellingham, corte providencial de Schlotterbeck. Apesar das duas grandes defesas de Kobel aos 81′ e 82′, primeiro travou o remate de longe de Camavinga, depois negou o golo a Nacho, aos 83′ não conseguiu emendar o erro de Maatsen. Num mau passe, o neerlandês entregou a bola a Bellingham, o médio inglês abriu em Vinícius Júnior que já dentro da área atirou de pé esquerdo e fez o 2-0.

Perto do fim, destaque para o golo anulado ao Dortmund. Fullkrug cabeceou para dentro da baliza de Courtois, mas o lance foi invalidado por fora de jogo.

Ancelotti volta a conquistar a Liga dos Campeões. O treinador italiano soma agora cinco troféus, dois ao serviço do AC Milan (2003 e 2007), três pelos merengues: 2014, 2022 e 2024.