Publicidade
O Conselho de Disciplina da Federação Portuguesa de Futebol ‘devolveu’ o título de campeão da Liga SABSEG ao Santa Clara, após considerar que a utilização do jogador Danrlei, pelo Leixões, face ao Nacional, não foi irregular.
Com a decisão, que ainda é passível de recurso, o Nacional não conquista os três pontos no jogo contra o Leixões, fazendo com que o emblema madeirense mantenha os 71 pontos com que encerrou o campeonato, menos dois do que o Santa Clara.
“No que concerne à arguida Leixões Sport Clube – Futebol, SAD, não estando os jogadores arguidos impedidos se serem incluídos na ficha técnica e de serem utilizados no jogo objeto dos autos, conclui-se pela total ausência de indícios da prática, por parte da arguida, do ilícito disciplinar pela qual vinha indiciada”, pode ler-se no acórdão do Conselho de Disciplina.
Recorde-se que o Tribunal Arbitral do Desporto tinha dado razão ao recurso apresentado pelo Nacional, que reclamava uma utilização indevida do jogador Danrlei, que viu o nono amarelo cartão amarelo na Liga SABSEG de fevereiro, na 23.ª jornada, frente ao FC Porto B (1-1), e voltou a jogar quatro dias depois, em 28 de fevereiro, frente ao Nacional (1-1), em partida em atraso da 20.ª ronda, no jogo imediatamente a seguir à admoestação.
O CD da FPF sublinha ainda aceitar a posição do TAD, apesar das dúvidas, mas esclarece que o Leixões questionou a Liga sobre a utilização do jogador Danrlei, e teve o seu consentimento, motivo pelo qual o órgão entende que o clube não deve ser sancionado.
“Tendo o clube atuado junto da Liga, por mais de uma vez, para obter informação sobre a possibilidade de utilização do jogador, demonstrou diligência e a intenção de se comportar de acordo com o dever-ser regulamentar”, refere, acrescentando que o Leixões “procedeu exatamente nos termos por aquela informação prescritos”, não tendo utilizado o jogador na partida que se “disputou imediatamente a seguir à notificação daquele mapa de processos sumários através do qual foi sancionado”.
“Ou seja: a sanção de suspensão do jogador por acumulação de amarelos foi determinada e notificada depois de se ter realizado, no dia 28 de fevereiro, aquele jogo adiado”, justifica.