vsports

Publicidade

Euro 2024: Francisco Conceição entra e dá vitória a Portugal

18 de Junho, 2024 por redacção

Portugal esteve a perder com a Chéquia por 1-0, mas um auto-golo de Hranac e o golo de Francisco Conceição já nos descontos garantiram à seleção das quinas o triunfo no arranque da fase de grupos do Euro 2024.

Roberto Martínez surpreendeu com a aposta em Rúben Dias, Pepe e Nuno Mendes como terceiro central. Palhinha ficou no banco e foi Vitinha quem fez de número ‘6’. Nos minutos iniciais percebia-se que a equipa portuguesa estava ainda a ajustar-se, mas Rafael Leão começou a desequilibrar na esquerda e as oportunidades começaram a aparecer. Depois de vários cruzamentos e remates intercetados, com os cantos a sucederem-se, aos 26 minutos Bruno Fernandes quase conseguiu servir Rafael Leão, falhou por centímetros a emenda, era só encostar.

RESULTADOS | CLASSIFICAÇÃO | VÍDEOS

Aos 32′ a primeira de uma série de defesas vistosas de Stanek, a negar o golo a Cristiano Ronaldo após passe de Vitinha. Antes do intervalo, o guarda-redes voltou a sacudir um remate do capitão português, na frente não estava ninguém para a recarga e as equipas recolheram aos balneários com o nulo no marcador.

Sem alterações para o segundo tempo, na primeira grande oportunidade da Chéquia, Provod encheu o pé à entrada da área e bateu Diogo Costa. Para felicidade de Roberto Martínez, a felicidade do adversário durou pouco. Aos 69′ Vitinha cruzou para o segundo poste onde estava Nuno Mendes, este nas costas de Coufal cabeceia para defesa de Stane, a bola esbarra nas pernas de Hranac que, infeliz, acaba por marcar na própria baliza.

O jogo foi decorrendo na toada de até então, com Portugal à procura da vitória, nem sempre com as melhores decisões, e a Chéquia a resolver como podia. Até que aos 87′, depois de um cabeceamento de Cristiano Ronaldo ao poste, Diogo Jota colocou a bola dentro da baliza, para gáudio dos adeptos presentes na Red Bull Arena. Mas à alegria seguiu-se a desilusão, o golo foi anulado por fora de jogo do capitão português no primeiro momento da jogada.

Roberto Martínez fez as suas últimas substituições, e foi da combinação de duas delas que nasceu o golo do triunfo. Passe de Pedro Neto na esquerda, a bola passou por baixo das pernas de Hranac, Stanek escorregou e quando tentou recuperar a posição já era tarde de mais e já Francisco Conceição festejava o 2-1.

Segue-se agora a Turquia no próximo sábado, dia 22, pelas 17h00. De recordar que os turcos lideram o grupo F, venceram hoje a Geórgia por 3-1.