vsports

Publicidade

Euro 2024: Geórgia vence Portugal e garante ‘oitavos’

26 de Junho, 2024 por redacção

Portugal perdeu por 2-0 com a Geórgia no derradeiro jogo do grupo F do Euro 2024. Fruto de um erro defensivo, Kvaratskhelia abriu o marcador logo aos 2 minutos. Mikautadze de penálti confirmou o triunfo e o apuramento inédito dos georgianos para os oitavos de final.

A seleção das quinas chegou a Gelsenkirchen já com a próxima fase do Europeu assegurada, não foram por isso de estranhar as várias alterações que Roberto Martínez operou no 11 inicial. Mantiveram-se apenas Diogo Costa, Cristiano Ronaldo e Palhinha e o selecionador regressou ao esquema tático utilizado com a Chéquia. Tal como os checos, cedo se percebeu que os georgianos entraram destemidos e à espera do erro para sair no contra-ataque. E foi isso que aconteceu logo aos 2 minutos. António Silva entregou mal a Mikautadze, este arrancou pelo corredor central, abriu em Kvaratskhelia que rematou cruzado para o fundo da baliza portuguesa.

A posse de bola era maior para Portugal, mas as ténues tentativas de reação por parte de Francisco Conceição e João Félix nunca foram real ameaça para Mamardashvili. Na sequência de um dos lances mais perigosos, que acabou com o remate de Conceição à malha lateral da baliza georgiana, Cristiano Ronaldo no duelo com Lochoshvili caiu, ficou a pedir penálti e acabou amarelado. Mesma sorte teve Pedro Neto perto do intervalo, foi travado em falta à entrada da área mas o árbitro considerou simulação.

Com o nulo no marcador, Roberto Martínez lançou Rúben Neves para o segundo tempo e deixou Palhinha no balneário. O ainda jogador do Fulham estava em risco de não jogar nos oitavos caso visse o amarelo. E foi a partir de dois cantos de Rúben Neves que Portugal ameaçou o empate. Primeiro Ronaldo rematou prensado contra Dvali, depois Danilo a aproveitar uma série de ressaltos para finalizar, atirou ao lado.

Portugal parecia querer reagir à desvantagem, mas depois de uma enorme defesa de Mamardashvili, a negar o golo a Dalot, o árbitro suíço parou para ouvir o VAR sobre um lance imediatamente anterior e assinalou penálti para a Geórgia depois de ver Lochoshvili cair após uma bola dividida com António Silva, que teve hoje uma noite para esquecer. Diogo Costa ainda adivinhou o lado mas não conseguiu evitar o 2-0. Os contra-ataques dos georgianos pareciam letais, aos 72′ a arrancada de Chakvetadze só não deu em golo porque o remate foi por cima.

A seleção nacional só voltou a incomodar Mamardashvili já nos descontos. O guarda-redes do Valência primeiro defendeu o desvio de Nélson Semedo ao segundo poste, depois voltou a levar a melhor perante Dalot, remate fortíssimo que levava selo de golo. Antes, destaque para Jota que falhou o desvio de calcanhar, Gonçalo Ramos chegou atrasado para a emenda.

Portugal termina na liderança do Grupo F com 6 pontos, os mesmo que a Turquia, que perde no confronto direto e fica assim em segundo lugar. A estreante Geórgia com este triunfo é um dos melhores terceiros lugares e segue por isso para os oitavos, onde vai medir forças com a Espanha. Portugal tem encontro marcado com a Eslovénia no próximo dia 1 de Julho, pelas 20h00.