vsports

Publicidade

Rúben Amorim galardoado com Prémio Melhor Treinador 23/24

26 de Agosto, 2024 por redacção

Rúben Amorim venceu esta segunda-feira o prémio de melhor treinador da Liga Betclic em 2023/24, época na qual conduziu o Sporting ao 20.º título de campeão nacional, repetindo o feito conseguido em 2020/21.

“Achamos um bocadinho redutor quando olhamos para o rendimento de uma equipa, que é aquilo que estamos aqui a celebrar. Geralmente, ganha o melhor treinador aquele que vence o campeonato, mas este prémio não é só nosso”, reagiu o técnico citando vários elementos da estrutura ‘leonina’ no seu discurso durante a gala Liga Portugal Awards, na Alfândega do Porto.

Rúben Amorim foi o mais votado pelos treinadores e capitães dos 18 clubes primodivisionários, numa temporada em que se tornou o mais jovem técnico português a vencer a prova por duas vezes, suplantando o já falecido ex-selecionador nacional Artur Jorge, que, com 40 anos, tinha ‘bisado’ pelo FC Porto (1984/85 e 1985/86).

“Há uma pessoa muito importante na nossa academia, que é o Hugo Viana. Todos os treinadores deviam ter a sorte que eu tive por trabalhar com ele, não só pela sua competência, mas pela lealdade. Quem hoje tiver a sorte de orientar o Sporting, irá parecer muito melhor treinador do que realmente é”, observou, lamentando a morte do sueco Sven-Göran Eriksson, antigo técnico do Benfica, falecido esta segunda-feira, aos 76 anos.

Contratado ao Braga em março de 2020, por 14,4 milhões de euros (ME), Rúben Amorim igualou Vítor Pereira (2011/12 e 2012/13) e Rui Vitória (2015/16 e 2016/17), ambos condecorados por duas vezes ao leme de FC Porto e Benfica, respetivamente, no quarto lugar dos técnicos com mais prémios anuais da I Liga.