Publicidade
O Vitória SC tornou-se esta quinta-feira na primeira equipa portuguesa a conseguir apurar-se para a fase regular da Liga Conferência. A formação orientada por Rui Borges chegou à Bósnia Herzegovina com o 3-0 da 1.ª mão, esta noite venceu por 4-0 (7-0 no agregado das duas mãos) com golos de Manu (g.p), Nuno Santos, Nélson Oliveira e Gustavo Silva.
A vantagem da 1.ª mão permitiu ao técnico dos vimaranenses fazer duas substituições em relação ao onze do jogo em Guimarães. Já a pensar no duelo com o Famalicão no próximo domingo, Rui Borges lançou Manu e Mikel Villanueva e poupou Jorge Fernandes e Tiago Silva. A equipa portuguesa dominou desde o apito inicial, mas o jogo só animou aos 28 minutos, altura em que Nuno Santos foi derrubado na área por Barisic. O árbitro até deixou seguir a partida, mas alertado pelo VAR foi ver as imagens e assinalou grande penalidade a favor dos vitorianos. Manu para bater aos 32′ não falhou.
O golo acordou os ‘Conquistadores’ e o 2-0 só não apareceu aos 35′ porque Nélson Oliveira hesitou e desperdiçou o passe de Kaio César que o isolou e permitiu a defesa de Maric. Dez minutos depois, novo erro de Barisic, teve uma noite para esquecer, o passe para Savic ficou curto e entregou a bola a Mangas, este arrancou pelo corredor central e assistiu Nuno Santos, que mesmo com Maric pela frente conseguiu o 2-0. Ainda antes do descanso, um grande golo de Nélson Oliveira, fugiu a Barisic e já de ângulo apertado colocou a bola no fundo das redes bósnias.
Para o segundo tempo, Ivankovic fez três substituições, Rui Gomes apenas trocou o João Mendes lateral pelo João Mendes extremo. A precisar marcar, o Zrinjski continuou inofensivo, eram do Vitória SC as incursões mais perigosas, e aos 71′ Gustavo Silva estreou-se a marcar com a camisola vitoriana. Golaço do avançado que atuou estas duas últimas época no Nacional da Madeira, uma bomba do meio da rua, a fuzilar Maric. Aos 85′ o brasileiro só não bisou porque o guarda-redes fez mais uma boa defesa e sacudiu para longe o cabeceamento ao primeiro poste.
O Vitória SC vai amanhã, sexta-feira, conhecer os adversários da fase de grupos. O sorteio da Liga Conferência está agendado para as 13h30 e terá lugar no Mónaco.