Publicidade
Sporting e FC Porto defrontaram-se em Alvalade num clássico que terminou com o triunfo dos “leões” por 2-0 com golos de Gyokeres (72′ de g.p) e Catamo (90+3′) garantindo a liderança na Liga Portugal Betclic à equipa de Rúben Amorim, com 4 triunfos em 4 jornadas.
Ambos os treinadores a não mexerem praticamente nada nos onzes com Amorim a manter Catamo e Quenda nas alas e Quaresma no eixo central defensivo, num esquema inicial que voltou a contar com Hjulmand após a ausência na Madeira e em Faro. Já Vítor Bruno manteve a aposta em Namaso que voltou a ser principal referência do ataque, mas com o reforço Samu já no banco.
A partida iniciou-se de forma lenta, com muitos passes errados, mas com sinal mais para o FC Porto que aos 13′ e 14′ criou as primeiras ocasiões em dose dupla: primeiro por Vasco Sousa num remate de longe e depois por Otávio no seguimento de um canto a darem os primeiros sinais de perigo portista. A resposta veio por Trincão aos 17′ com Zé Pedro a salvar a sua baliza e a impedir o primeiro leonino. As equipas mostravam intensidade de jogo grande e Trincão novamente por duas vezes meteu Alvalade à beira de um ataque de nervos com dois falhanços em frente à baliza aos 35′, antes de Galeno testar os reflexos de Kovacevic, aos 41′. A primeira parte terminou com o Sporting por cima e com mais ocasiões, mas com um FC Porto sempre ligado no jogo e a espreitar a baliza leonina.
A segunda metade trouxe emoção logo nos primeiros minutos com Gyokeres aos 52′ a ver Alan Varela negar-lhe o golo em cima da linha. Mas foi sol de pouca dura porque após alguns minutos sem oportunidades, Galeno decidiu arriscar de longe e obrigar de novo Kovacevic a aplicar-se e a defender para canto. Jogava-se de forma incaracterística com as equipas a não conseguirem criar oportunidades e com a bola sempre longe das balizas. Até que aos 69′ Gyokeres recebe a bola na direita, Otávio aborda mal o lance, deixa o sueco fugir e depois acaba por o derrubar na área, com Luís Godinho a apontar a grande penalidade. Gyokeres encarregou-se da marcação e não perdoou, apontando seu sétimo golo da época e o primeiro do clássico.
O FC Porto tinha uma montanha para escalar, Vítor Bruno promoveu a estreia de Samu Omorodion numa procura pelo empate, somando à entrada do espanhol mais três alterações de uma assentada. Mas o FC Porto não mostrou a capacidade necessária para ultrapassar a barreira defensiva leonina, refrescada com Debast e Matheus Reis e que conseguia manter o perigo longe, vendo ainda Gyokeres sempre desperto para alvejar a baliza azul e branca, como aos 85′, num tiro que assustou Diogo Costa.
A pressão final portista não teve consequências e o Sporting acabou ainda por aumentar a vantagem com Geny a ir da direita para o meio e a rematar seco de pé esquerdo sem hipótese para Diogo Costa. Alvalade ao rubro, Sporting vencedor do clássico e liderança da Liga Portugal Betclic 2024-25 com 4 vitórias em 4 jogos. Já os azuis e brancos somam a primeira derrota da época.