vsports

Publicidade

Liga Betclic: “Leão” passeou em Arouca (3-0)

13 de Setembro, 2024 por redacção

O Sporting foi a Arouca arrancar o quinto triunfo consecutivo na Liga. Pedro Gonçalves, Gyokeres e Trincão garantiram a vitória leonina por 3-0 na Serra da Freita.

O início de noite junto à Serra da Freita trouxe um ambiente de festa com adeptos arouquenses e sportinguistas à espera de um bom jogo de futebol. Na procura desse objetivo, ambos os treinadores mexeram nos onzes relativamente à última jornada. Gyokeres, Gonçalo Inácio, Quenda, Pote e Trincão permaneceram no lote de titulares em todos os encontros da época leonina (5), destacando-se a opção de Amorim por Daniel Bragança deixando Morita a descansar. Já o treinador da casa, Gonzalo Garcia não pôde contar com Henrique Araújo, Galovic, Kouassi e Mateus Quaresma, mantendo Fukui, David Simão e Jason nos titulares.

A bola rolou e apenas foi preciso esperar 20 segundos para ver uma oportunidade quando David Simão lançou Jason e este na cara de Israel atirou por cima. O “leão” respondeu aos 3′ quando Gyokeres rematou para defesa de Mantl numa abertura de jogo intensa. Mas depois veio o encaixe tático e o ritmo abrandou. A turma de Amorim foi tendo mais posse, conseguiu colocar bola na área do Arouca, mas o perigo ficou sempre longe das redes de Mantl, com os da casa a espreitar o conta-ataque. Marozau, o homem mais adiantado do Arouca esteve sempre muito sozinho na parte inicial, o Sporting foi carregando e aos 17′ Pote falhou o desvio e Quenda na sobra atirou contra Lamba.

Até que perto do meio da primeira parte, aos 24′, o caudal ofensivo leonino teve resultado prático quando Trincão ganhou um duelo na direita e cruzou com conta, peso e medida para Pedro Gonçalves encostar de cabeça para o primeiro. O golo não mudou a história do jogo em termos de domínio, com os da casa a não mostrarem reação e a equipa de Lisboa a manter muita posse e procura pela baliza de Mantl, que aos 43′ foi obrigado a esticar-se para evitar que o remate de longe de Bragança desse em golo. A fechar a primeira metade, Mantl ainda teve de voltar a aplicar-se, desta feita para evitar o golo num cabeceamento de Inácio. O intervalo chegou com os verde e brancos por cima e com o Arouca a ter muito que mudar para a segunda parte.

E tal como no início do jogo, também a primeira oportunidade da segunda parte coube ao Arouca, com Trezza a rematar cruzado para defesa segura de Israel. Mantl não quis ficar atrás e aos 51′ brilhou também, a evitar o golo de Nuno Santos num tiro de longe. Os arouquenses tentavam agarrar mais no jogo, mas sentiam dificuldade com a pressão do Sporting e poucas vezes passavam do meio-campo. Aos 61′ o Sporting chegou mesmo aos 2-0, mas o auto-golo de Loum acabou anulado por fora de jogo de Nuno Santos no início do lance. Mas aos 73′ valeu mesmo. Lance entre Pedro Gonçalves e Fukui na área, com o japonês a cortar com  mão. Alertado pelo VAR, João Pinheiro analisou as imagens e confirmou a grande penalidade que Gyokeres se encarregou de marcar para o 2-0 e o seu 8.º golo na Liga. Aos 78′ destaque para a estreia de Maxi Araújo no Sporting que viu já no relvado o 3-0 aos 80′ numa jogada individual de Trincão, que finalizou para o golo que acabou com qualquer esperança arouquense.

O Sporting triunfou em Arouca por 3-0, mantém a liderança isolada da Liga Portugal Betclic, enquanto o Arouca soma a 4.ª derrota em 5 jornadas.