vsports

Publicidade

Liga dos Campeões: Defender e sofrer em Munique

6 de Novembro, 2024 por redacção

O Benfica perdeu por 1-0 na Allianz Arena, casa do Bayern Munique, golo de Musiala aos 67′ a fazer a diferença, num jogo de sentido único em que a missão encarnada foi defender.

Nada fazia prever tantas alterações no onze inicial de Bruno Lage, ninguém imaginava que o técnico montasse uma estratégia a pensar claramente em defender e sair de Munique sem perder. É verdade que o jogo com o FC Porto no próximo domingo também obrigou a algumas poupanças, mas foi inesperada a linha de cinco defesas, com Kaboré à direita, Carreras na esquerda, e uma linha de três centrais: António Silva, Otamendi e Tomás Araújo. A outra surpresa foi a titularidade de Renato Sanches, a meio-campo com Aursnes e Kokcu, Amdouni e Akturkoglu eram os homens mais adiantados.

A estratégia de aproveitar um erro dos alemães e sair em transição rápida nunca aconteceu na 1.ª parte. Apesar da dificuldade em ter bola, a verdade é que o Benfica foi conseguindo conter o adversário. Aos 14′ Kane no segundo poste amorteceu o canto de Olise, Gnabry não conseguiu dominar e finalizar. Perto da meia-hora foram-se sucedendo as incursões dos bávaros, primeiro Laimer, a atirar para fora, depois dupla tentativa de Kane, Trubin a corresponder. Aos 38′ o guardião ucraniano esteve em bom plano, primeiro defendeu novo remate de Kane, depois a recarga de Gnabry.

Aos 42′ Neuer quase comprometia, foi ao meio-campo tentar anular um contra-ataque, mas acabou por perder a bola e permitir que Kokcu atirasse para dentro da baliza, valeu que o lance estava já interrompido por falta de Amdouni sobre Davies. Antes do descanso, remate forte de Musiala, encaixou Trubin.

Para o segundo tempo, Bruno Lage tirou Amdouni e Kaboré, lançou Beste e Pavlidis, mas o Bayern continuou a ter as despesas do jogo. A troca de Sané por Olise foi boa aposta de Kompany, o médio alemão só não marcou aos 59′ e 64′ porque Trubin voltou a brilhar. Aos 67′ Sané cruzou para o segundo poste, Kane nas costas de Tomás Araújo assistiu Musiala que de cabeça quebrou finalmente o impasse. O lance ainda foi visto pelo VAR, por possível falta do avançado inglês sobre Araújo, mas foi validado.

Até ao fim, destaque apenas para o cruzamento de Beste já na linha de fundo, a sair chegado à baliza mas Neuer atento, fez a sua única defesa de todo o encontro.

O Benfica soma seis pontos, ocupa o 19.º lugar na tabela, posição que ainda permite aos encarnados disputar o play-off de acesso aos oitavos de final. Segue-se o jogo com o Mónaco, na casa do adversário, partida agendada para 27 de Novembro (20h00).