vsports

Publicidade

Liga Betclic: FC Porto bate Casa Pia (2-0) e respira fundo

2 de Dezembro, 2024 por redacção

Na partida que fechou a 12.ª jornada da Liga Betclic, o FC Porto bateu o Casa Pia por 2-0, regressou às vitórias no campeonato após o desaire na Luz e encurtou distância para o primeiro lugar.

RESULTADOS | CLASSIFICAÇÃO | VÍDEOS

Em dia de aniversário, Vítor Bruno (42 anos) apenas mexeu numa peça do onze que jogou em Bruxelas, com Alan Varela, a cumprir castigo devido ao quinto amarelo visto no ‘clássico’ a dar o lugar a Fábio Vieira. Já do lado dos “gansos”, João Pereira apenas repetiu a titularidade em relação ao jogo da Taça de Portugal, frente ao Chaves, no trio da frente. De resto mudanças em todos os setores.

Ritmo lento durante os primeiros 15′ da primeira parte com apenas um lance digno de registo quando Galeno logo no primeiro minuto apareceu na cara de Sequeira mas permitiu o corte da defensiva lisboeta. O FC porto mostrava dificuldades iniciais perante o esquema de 3 centrais e 4 médios do Casa Pia que conseguiam encaixar e manter longe da baliza o perigo. Fábio Vieira, ao contrário do que tem sido a opção de Vítor Bruno, ocupou hoje um lugar na zona central do meio-campo, pautando o jogo em conjunto com Nico. Livolant aos 16′ numa primeira saída do Casa Pia em contra-ataque meteu em sentido a defesa portista com um remate perigoso que desviou em Otávio. Samu respondeu aos 21′ com um cabeceamento perigoso, mas as dificuldades azuis e brancas para ultrapassar a barreira casapiana acentuavam-se. Mesmo assim a turma de Vítor Bruno conseguia estar por cima e aos 31′ Nehuen Pérez esteve perto de inaugurar o marcador, mas Sequeira negou essa possibilidade com uma boa defesa. Sequeira que esteve de novo em evidência aos 38′ desviando um livre que levava selo de golo de Fábio Vieira. A primeira metade fechou com uma ocasião para cada lado: primeiro Livolant atirou cruzado ao lado, e na resposta, já em período de descontos, Galeno obrigou Sequeira a mais uma intervenção apertada. O intervalo chegou com tudo a zero e um Dragão a mostrar alguma impaciência.

A segunda metade trouxe um FC Porto mais intenso e a recompensa foram os golos que finalmente chegaram. Primeiro por Fábio Vieira em combinação com Samu aos 51′, aproveitando da melhor forma um erro de Kluivert na saída defensiva e depois foi mesmo o avançado espanhol, lançado em velocidade por Pepê que na cara de Sequeira não perdoou e aumentou a vantagem portista para grande alegria de Vítor Bruno no banco. Os portistas não tiraram o pé do acelerador e Otávio aos 61′ deixou o poste direito do costa-riquenho Sequeira a tremer, ficando perto do 3-0. O Casa Pia sentia dificuldades com a maior qualidade de posse de bola e intensidade portista e pouco se aproximava da área de Diogo Costa. O guardião dos “gansos” voltou a estar em destaque, mas desta vez pela negativa ao falhar um passe que acabou nos pés de Galeno que não conseguiu depois atirar para golo. Tchamba aos 77′ esteve perto de recolocar o Casa Pia na luta pelo resultado, mas Diogo Costa com uma das defesas da jornada, impediu essa intenção. Sequeira aos 93′ travou um remate de Vasco Sousa, a partida fechou com Diogo Costa a realizar a defesa da noite a um livre tardio de Svensson.

Com este triunfo o FC Porto soma 30 pontos e fica a três pontos de distância do líder Sporting. Já o Casa Pia mantém o 10.º lugar na Liga Portugal Betclic.