vsports

Publicidade

Liga Betclic: Sporting derrapa em Barcelos e pode perder liderança para o Benfica

22 de Dezembro, 2024 por redacção

O Sporting derrapou na Liga Betclic, depois do empate (0-0), em Barcelos em partida a contar para a 15.ª jornada, deixando-se apanhar no topo da tabela pelo FC Porto.

Os verdes e brancos sabiam que estavam obrigados a vencer, depois da vitória do FC Porto em Moreira de Cónegos, e com o Benfica a receber esta segunda-feira o Estoril Praia. Seria um confronto de ideias entre duas equipas que vinham de dois triunfos consecutivos. Os gilistas tinham batido Nacional da Madeira e Farense, resultados que permitiram a subida ao 10.º lugar do campeonato. Os leões também tinham posto cobro a quatro derrotas consecutivas (duas para o campeonato e duas para a Liga dos Campeões) com dois triunfos seguidos diante de Boavista e Santa Clara.

João Pereira apostou em Harder no onze inicial, junto a Gyokeres e fez regressar Quenda à posição de lateral, com os verdes e brancos a regressarem ao habitual 3-4-2. Por outro lado, o conjunto de Barcelos apresentou-se em 4-3-3, com Gbane como médio mais defensivo.

O Sporting iniciou o jogo com mais bola, e criou a primeira oportunidade de perigo logo à passagem do minuto 10. Cabeceamento de Gyokeres, mas Gbane estava no caminho da bola e evitou o tento. Endiabrado, o avançado sueco esteve de novo perto do golo, à passagem do minuto 18. Bom pontapé, a passar rente ao poste da baliza à guarda de Andrew.

Apesar do bom início, os campeões nacionais demostravam lentidão nos processos, e dificuldade para circular por dentro perante o 4-3-3 dos gilistas, que iam encurtando os espaços. No primeiro aviso da equipa de Barcelos, ao minuto 25, Santi Garcia atirou para defesa segura de Franco Israel.

Ainda antes do intervalo, o Sporting teve mais uma aproximação à baliza, com Gyokeres a cabecear no coração da área, mas teve Andrew como sério opositor. O primeiro tempo terminava, com os leões a revelarem pouca capacidade de criação no último terço.

No segundo tempo viu-se um Sporting com outra dinâmica, mas revelou (novamente) falta de eficácia. João Pereira lançou Matheus Reis para o lugar de Quaresma, e Gyokeres passou a jogar mais aberto na esquerda, e Harder por dentro.

O minuto 66 foi importante, fruto da entrada de Geny Catamo, para o lugar de Quenda, uma vez que o jogador moçambicano trouxe uma maior acutilância ao ataque de Alvalade. Logo nesse minuto Harder quase chegou ao golo num excelente cabeceamento, mas estava lá o guardião do Gil Vicente a evitar males maiores. Os leões tinham mais presença no ataque, e aos 71′ Catamo disparou com Andrew a segurar com facilidade.

Ao minuto 77, assinalou-se penalti por queda de Debast na área no duelo com Rúben Fernandes, mas André Narciso reverteu o lance depois de ver as imagens do VAR. Os leões tentavam tudo para chegar ao golo, mas Andrew revelava-se uma muralha intransponível (81′). Primeiro a remate de Catamo, e na sequência do lance, voltou a voar evitando o golo, depois de pontapé em arco de Trincão.

Já no tempo de compensação Félix Correia disparou cruzado, com Franco Israel a ceder canto com uma excelente defesa. No último lance do jogo, Geny Catamo disparou por cima da baliza na sequência de um livre.

Face a este empate, o Sporting deixou-se igualar pelo FC Porto (as duas equipas contam com 37 pontos) no topo da tabela antes do clássico da próxima jornada frente ao Benfica. Os encarnados recebem, esta segunda-feira, o Estoril e podem destronar os leões do primeiro lugar. O Gil Vicente passou a somar 17 pontos e ocupa o 10.º lugar da tabela classificativa.