vsports

Publicidade

Liga Betclic: Estrelinha de leão mantém Sporting na liderança

4 de Maio, 2025 por redacção

Reviravolta em Alvalade nos descontos permite ao Sporting vencer o Gil Vicente por 2-1 e continuar líder da classificação geral. Para a semana há dérbi que pode ser decisivo para apurar o campeão.

VÍDEOS | RESULTADOS | CLASSIFICAÇÃO

Rui Borges não arriscou e deixou Hjulmand no banco, à bica com oito cartões amarelos e em risco de falhar o dérbi. Assim, Debast e Morita ocuparam o meio-campo leonino. Desde cedo se percebeu que o Sporting queria tomar conta do jogo e logo aos 3′ Trincão deu o primeiro aviso. O Gil apresentava-se compacto explorando as saídas em contra-ataque. Aos 22 minutos, St. Juste derrubou Mutombo na grande área. Inicialmente o árbitro Tiago Martins mandou seguir mas alertado pelo VAR foi ver as imagens e assinalou grande penalidade. Chamado à conversão, Félix Correia atirou sem hipóteses de defesa para Rui Silva e colocou os gilistas na frente do marcador.

O Sporting teve de passar a correr (ainda mais) atrás do prejuízo mas a verdade é que não incomodou verdadeiramente a baliza de Andrew. O perigo maior que criou foi através de um remate de Geny aos 33 minutos. Ao intervalo, o Gil Vicente vencia pela margem mínima em pleno Alvalade.

Para a segunda parte, não houve alterações nas equipas. Aos 53 minutos, Pedro Gonçalves ganhou espaço e rematou ligeiramente ao lado da baliza de Andrew. O Gil Vicente colocava todos os jogadores atrás da linha da bola o que dificultava e muito a vida aos jogadores verde e brancos. O tempo passava e a ansiedade leonina aumentava a olhos vistos.

À hora de jogo, Rui Borges fez uma tripla substituição com as entradas de Conrad Harder, Hjulmand e Quenda para os lugares de Pedro Gonçalves, Morita e St. Juste. Apesar das mexidas, o futebol do Sporting não melhorou mantendo muitas dificuldades para criar lances de perigo. No entanto, aos 81 minutos, começou o primeiro capítulo daquela que viria a ser uma reviravolta épica. Na sequência de um ressalto, a bola sobra para Maxi Araújo que rematou de primeira junto ao poste. Estava feito o empate ainda com dez minutos para jogar,

Até final, o Sporting continuou a carregar e começou a justificar a reviravolta. Trincão atirou ao poste na sequência de um livre e Harder testou a atenção de Andrew com um cabeceamento. Ao terceiro minuto dos cinco que o árbitro deu de descontos, Debast cobrou um canto, Andrew afastou para a entrada da área onde surgiu Quaresma a ajeitar e a rematar colocado para o segundo golo leonino.

O Sporting consumava a reviravolta e garantia a entrada como líder no dérbi da próxima semana que pode até coroar águias ou leões como campeões nacionais.