Publicidade
Estão encontrados os dois clubes promovidos à I Liga. Numa noite recheada de emoções fortes, o Tondela e o Alverca cumpriram o seu papel e asseguraram as duas vagas de subida direta ao primeiro escalão do futebol nacional. O Vizela também venceu, mas terá de ir ao playoff com o antepenúltimo classificado da primeira divisão.
À entrada para esta última jornada os tondelenses eram os líderes da classificação, mas estiveram largos minutos em segundo lugar e até em zona de playoff ao longo dos noventa minutos. No entanto, o golo tardio de Miro na visita ao União de Leiria (83′) entregou o título de campeão da II Liga aos beirões e o regresso à elite do futebol português, onde não estavam desde 2022.
No Ribatejo, a festa foi ainda mais rija. O Alverca, com a presença de Luís Filipe Vieira nas bancadas, venceu na receção ao Portimonense, por 2-1, e voltou à I Liga, onde não estava desde 2004. A expulsão a abrir de Alemão abriu caminho para a vitória da equipa orientada por Vasco Botelho da Costa. David Bruno (15′) e Fernando Varela (63′) marcaram para os ribatejanos. Kelechi ainda reduziu para os algarvios (82′), mas não impediu o regresso do Alverca à I Liga 21 anos depois.
Menos sorte teve o Vizela. Os minhotos ainda venceram o Marítimo (1-2), mas terão de ir ao playoff. As coisas até começaram mal para Fábio Pereira, no reencontro com antiga equipa. Ibrahima marcou aos 12 minutos para os madeirenses, mas um autogolo de Afonso Freitas (45+1′) e um penálti de Morschel (71′) deram a vitória aos visitantes.