vsports

Publicidade

Liga Bwin: FC Porto vence em Paços e manda pressão para a Luz

22 de Abril, 2023 por redacção

Um golo de Mehdi Taremi (g.p aos 66′) e outro de Toni Martinez aos 83′ garantiram ao FC Porto uma importante vitória em Paços de Ferreira.

Paços de Ferreira e FC Porto enfrentaram-se na Mata Real com a pressão a estar nos “ombros” de cada equipa, mas por motivos diferentes. A equipa da casa podia aproveitar o deslize do Marítimo em Famalicão (3-2) na luta pela manutenção e os ‘dragões’ proibidos de perder pontos sob pena de ver o líder Benfica fugir de novo ou serem ultrapassados pelo 3.º classificado, o SC Braga.

O jogo começou a bom ritmo com o Paços a ter logo duas aproximações perigosas à baliza de Diogo Costa aos 4 minutos, com Holsgrove e Gaitán a colocarem a defensiva azul e branca em sentido. Mas depois o jogo entrou numa toada mais morna e foi preciso esperar pelo minuto 18 para voltar a ver perigo junto a uma das balizas, ainda se gritou golo após desvio de Evanilson, mas o árbitro já tinha assinalado falta de Mehdi Taremi sobre Vekic. Aos 23′ Mehdi Taremi apareceu isolado mas atirou por cima, também aqui havia posição irregular. Depois, aos 31′, Galeno pôs à prova os reflexos de Vekic na baliza pacense e aos 33′ surgiu o primeiro lance polémico do encontro. Taremi serviu de cabeça Pepê que rematou por cima e caiu na área dos ‘castores’ em disputa com Antunes. Fábio Veríssimo começou por assinalar grande penalidade, mas alertado pelo VAR foi verificar as imagens e reverteu a situação.

O final da primeira parte acabou por ser bastante acidentado para o Paços de Ferreira que viu Holsgrove ser expulso aos 45+3 por acumulação de amarelos, dificultando a tarefa para a equipa de César Peixoto. O intervalo chegou com nulo no marcador, mas a prometer muita emoção para o que restava.

A segunda metade abriu com Taremi a dispor de uma grande ocasião para abrir o marcador mas na cara de Vekic permitiu a defesa do guardião pacense que adiava assim mais uma vez o primeiro golo portista. Aos 56′ o Paços ameaçou o golo com Alexandre Guedes a arrancar isolado, mas Pepe recuperou terreno ao avançado e conseguiu um corte fundamental afastando o perigo. Na resposta, aos 59′, Pepê apareceu com espaço pela direita da área da casa, mas atirou à malha lateral para desespero dos milhares de adeptos portistas presentes na Capital do Móvel. Mas aos 66′ a resistência pacense terminou numa disputa entre Nuno Lima e André Franco na área amarela e verde, com o VAR a avisar Fábio Veríssimo para ver as imagens e este a confirmar o castigo máximo. Taremi encarregou-se da marcação e colocou a turma de Sérgio Conceição na frente.

O jogo continuou com pouca história, com o FC Porto a sentir algumas dificuldades para ultrapassar a muralha amarela até que aos 83′ Pepê descobriu Namaso e este serviu Toni Martínez que só teve de encostar para o segundo golo portista. O Paços de Ferreira rendeu-se e até ao apito final destaque apenas para uma queda na área portista em lance entre Thomas e Wendell que Fábio Veríssimo mandou seguir.

Com este resultado o FC Porto coloca-se provisoriamente a um ponto do primeiro classificado Benfica, e o Paços de Ferreira mantém-se a cinco pontos do lugar de playoff, não aproveitando a derrota do Marítimo em Famalicão.