vsports

Publicidade

Mundial feminino: Portugal vence Vietname e mantém sonho vivo

27 de Julho, 2023 por redacção

Podiam ter sido mais os golos mas no final do Portugal x Vietname vitória das navegadoras por 2-0, golos de Telma Encarnação (7′) e de Kika Nazareth (20′).

A precisar de vencer depois da derrota na ronda inaugural frente aos Países Baixos, que hoje empataram com os Estados Unidos (1-1), Portugal entrou a pressionar desde cedo. Jéssica Silva e Kika Nazareth estiveram perto de marcar logo nos minutos iniciais, mas à terceira foi de vez. Telma Encarnação aproveitou o cruzamento de Ana Lúcia e aos 7 minutos fez o primeiro golo de Portugal numa fase final de um campeonato do Mundo.

Mesmo a vencer Portugal continuou a dominar ofensivamente. A guardiã vietnamita conseguiu negar o golo a Lúcia Alves e Jéssica Silva, mas o 2-0 chegou mesmo por intermédio de Kika Nazareth, a corresponder da melhor forma ao passe de Telma Encarnação. Aos 23′ Jéssica Silva à boca da baliza quase aumentava a vantagem, mas escorregou e falhou na finalização. Ainda antes da meia-hora e até ao intervalo, o último lance de destaque foi a dupla defesa de Thi Kim Thanh Tran, a impedir o bis de Telma Encarnação.

No segundo tempo tudo igual, não só na na formação mas no sentido do jogo. Dois cruzamentos de Jéssica Silva, aos 55′ e 65′, Telma Encarnação na primeira oportunidade cabeceou por cima, à segunda não chegou para a emenda. Aos 66 minutos Portugal ficou a pedir grande penalidade por falta sobre Jéssica Silva na área, a árbitra ruandesa deixou seguir mas o golo só não surgiu por muito azar: Joana Marchão atirou à barra e na recarga Thi Kim Thanh Tran defendeu o remate de Kika Nazareth. Antes do final, tempo ainda para Joana Marchão voltar a acertar no ferro, aos 85′ Carolina Mendes falhou o alvo por muito pouco.

Portugal soma agora 3 pontos no grupo E, menos um que Países Baixos e Estados Unidos, o próximo e derradeiro adversário na fase de grupos. O jogo frente às bicampeãs em título está agendado para as 8h00 de dia 1 de Agosto.