Publicidade
Portugal esteve a um poste de vencer os Estados Unidos e seguir em frente no Mundial. Ana Capeta aos 91 minutos apareceu em zona de finalização, tirou a bola do alcance da guardiã adversária mas acertou em cheio no ferro. O empate sem golos serve às norte-americanas que avançam para os oitavos de final no 2.º lugar do grupo E, atrás dos Países Baixos que golearam o Vietname por 7-0.
Nos primeiros 45 minutos Portugal encostou as bicampeãs mundiais ‘às cordas’, que apesar de terem entrado a pressionar, os remates e aproximações à baliza de Inês Pereira eram inofensivos. Foi de Jéssica Silva a melhor oportunidade da 1.ª parte, mas a jogadora portuguesa precipitou-se no momento do remate e atirou fraco e ao lado.
Com os Países Baixos a vencer ao intervalo por 5-0 o Vietname, e perante a qualidade que Portugal demonstrou no primeiro tempo, adivinhava-se maior pressão dos Estados Unidos na etapa complementar. Aos 54′ um mau passe de Andreia Norton permitiu a recuperação de Lindsey Horan, passe para Alex Morgan que tirou Inês Pereira da frente e rematou à baliza, aparece Diana Gomes a cortar no momento certo. Já com a veterana Rapinoe em campo o jogo das norte-americanas não sofreu grande alteração, a equipa portuguesa estava bem nas marcações e a fechar os espaços.
Aos 91′ e já com o ataque renovado, na primeira vez que tocou na bola Ana Capeta esteve perto de fazer história. Passe longo, Telma Encarnação ainda penteou a bola que acabou nos pés da avançada portuguesa, Ana Capeta deixou Alyssa Naeher para trás, rematou forte mas acertou no poste. Ainda antes do final, bola de Joana Marchão para a área, a guarda-redes falhou a saída mas Ana Capeta também não conseguiu o cabeceamento.
Termina para Portugal o Mundial, que acaba a fase de grupos em terceiro lugar com 4 pontos, menos um que os Estados Unidos, os Países Baixos somaram 7 e conquistaram a primeira posição do grupo E.