Publicidade
O Sporting manteve-se na frente do campeonato após vencer o Arouca por 2-1, com Gyokeres e Morita a marcarem num jogo em que os ‘leões’ mostraram fibra para chegar à vitória após terem ficado reduzidos a dez e sofrido o empate.
O Sporting começou a aproximar-se cedo da área contrária mas o primeiro lance de perigo só aconteceu aos 24′, com Edwards a testar Arruabarrena com um remate de longe. E acabou por ser prenúncio de golo, pois aos 31′ o belo cruzamento de Edwards chegou à área, onde Gyokeres escapou aos centrais e encostou de primeira.
Aos 39′ a vantagem quase foi dilatada e num lance semelhante, novamente com o extremo inglês a ter um cruzamento primoroso, para o segundo poste, onde apareceram Coates e Diomande mas nenhum deles conseguiu dar o toque final. À beira do intervalo, contrariedade para os ‘leões’, com Diomande a ser expulso por segundo cartão amarelo, após ter visto o primeiro num desentendimento com Mújica num lance sem bola. E foi precisamente o avançado arouquense que, aos 44′, protagonizou o primeiro lance de perigo dos visitantes, num remate que desviou num adversário e foi agarrado por Adán.
Logo no início da segunda parte, Rúben Amorim equilibrou a equipa, tirando Edwards para meter Matheus Reis, mas as coisas não podiam ter recomeçado pior. Aos 52 minutos, um excelente cruzamento de Jason é correspondido com um cabeceamento de rompante de Mújica. Mesmo com menos um jogador, o Sporting não se mostrou fragilizado e aos 55′, na ressaca de um livre que foi cortado, remate muito forte de Nuno Santos à malha lateral.
Aos 68′, jogada notável de Pedro Gonçalves na esquerda, passando por um adversário antes de cruzar com conta peso e medida para o desvio certeiro de Morita na área. Os visitantes tentaram voltar a fazer uso da vantagem numérica e Cristo González, em duas ocasiões, testou Adán: primeiro com um remate com a parte lateral do pé (73′) e depois através de um cabeceamento (82′). As dúvidas quanto ao vencedor podiam ter ficado dissipadas aos 85′, mas o belo remate de Geny teve como resposta um voo notável de Arruabarrena. A reação visitante acabou por terminar quando aos 87′ Rafael Fernandes foi expulso, também por segundo cartão amarelo, após travar Gyokeres no início de um contra-ataque leonino.
O Sporting chega à paragem para os jogos das seleções na liderança do campeonato com 22 pontos, seguido por Benfica e FC Porto, com 21 e 19 respetivamente. O SC Braga e o Vitória SC ocupam ambos a mesma posição com 16 pontos.