Publicidade
Portugal entrou a vencer na Liga das Nações, 2-1 frente à Croácia, jogo da 1.ª jornada do Grupo A1. Dalot abriu o marcador aos 7 minutos, mas também haveria de marcar na própria baliza aos 41′. Antes, destaque para o golo de Cristiano Ronaldo pouco depois da meia-hora, o capitão português apontou o golo 900 da sua carreira, o 131.º com a camisola da seleção.
Perante as bancadas preenchidas do Estádio da Luz, Pepe foi homenageado pela Federação Portuguesa de Futebol antes do apito inicial. Recebeu das mãos de Fernando Gomes uma camisola com o 141 estampado, o número de jogos disputados pela seleção de Portugal.
Com os adeptos animados, Bruno Fernandes fez questão de colocar Livakovic em sentido logo aos 6 minutos. Dalot recuperou e entregou ao seu companheiro no Manchester United, remate fortíssimo de Bruno Fernandes, a colocar o guardião croata em sentido. No minuto seguinte, inversão de papéis. Dalot ganhou a frente a Sosa após cruzamento de Bruno Fernandes, colocou a bola a passar por entre as pernas de Livakovic e abriu o marcador. O primeiro sinal do adversário chegou apenas aos 14′, por intermédio de Modric, o capitão croata ainda assustou Diogo Costa mas rematou à malha lateral.
Enquanto nas bancadas se ia fazendo a ‘ola mexicana’, aos 22′ Livakovic evitou o 2-0. Grande pormenor de Rafael Leão, a receber de Bruno Fernandes e a dar de calcanhar para Cristiano Ronaldo que rompeu pela área croata e só não marcou porque o guardião fez uma grande defesa. À meia-hora de jogo Diogo Costa voou para evitar o empate de Kramaric, remate cruzado que levava selo de golo. Até que aos 34 minutos, o momento histórico da noite. Cruzamento de Nuno Mendes, Cristiano Ronaldo fugiu à defesa adversária e à boca da baliza encostou para o 2-0. O lance ainda foi alvo de VAR mas acabou por ser confirmado o golo 900 de CR7.
Antes do intervalo, infelicidade para Dalot que tentou intercetar o cruzamento de Sosa e acabou por desviar para dentro da própria baliza, traindo Diogo Costa. Aos 44′ uma jogada individual de Pedro Neto, hoje titular, só não deu golo porque o remate do avançado foi à trave.
Na segunda parte, já com Nélson Semedo e João Neves nos lugares de Pedro Neto e Rafael Leão, Portugal foi menos fulgurante, limitou-se a gerir o resultado mas acabou encostado às cordas. Aos 76′ o remate de primeira de Matanovic passou a centímetros do poste, aos 82′ insistência de Susic e Sosa, Diogo Costa à segunda a resolver. Antes de ser substituído, arrancada de Cristiano Ronaldo na direita aos 83′, assistiu Nélson Semedo cujo remate desviou em Sutalo e resultou em canto para Portugal. Já nos descontos, nota para o remate de Sucic à malha lateral e para o cabeceamento de Manatovic por cima.
Segue-se a Escócia no próximo domingo, jogo marcado também para o Estádio da Luz, às 19h45.