vsports

Publicidade

Liga das Nações: Portugal empata na Escócia

15 de Outubro, 2024 por redacção

Depois de três vitórias em três jogos, apesar de ter dominado, Portugal teve dificuldade em chegar com perigo à baliza adversária e empatou sem golos na Escócia. A seleção de Roberto Martínez mantém-se na liderança do grupo com 10 pontos, mas o apuramento para a próxima fase fica agora adiado para Novembro, altura em jogar com a Polónia e com a Croácia, segunda classificada com 7 pontos.

TODOS OS RESULTADOS DA JORNADA

Apesar de ser a última classificada, e de ter hoje conseguido o seu único ponto, a verdade é que a Escócia foi uma seleção bem organizada e que criou perigo logo a abrir. Na sequência de um lance de bola parada, um cruzamento para a área sofreu um ressalto e McTominay cabeceou na cara de Diogo Costa. Valeu a atenção do guarda-redes português, resolveu com uma defesa a dois tempos. Muitas paragens e muitas faltas assinaladas pelo árbitro ajudavam a quebrar o ritmo, Diogo Costa mantinha-se atento e aos 20 minutos defendeu sem dificuldade o remate de Christie.

Aos 25′ Portugal apareceu finalmente com perigo junto à baliza de Gordon, o guarda-redes escocês afastou a soco o livre de Nuno Mendes, tinha Cristiano Ronaldo ao segundo postes pronto para encostar. Antes do intervalo, destaque para a jogada de insistência que culminou com o remate de Vitinha para as bancadas.

O segundo tempo começou da mesma forma que acabou o primeiro, mas com diferente interveniente. Cruzamento de Vitinha para o coração da área, Cristiano Ronaldo em cima da marca de penálti cabeceou por cima. Roberto Martínez lançou Bernardo Silva, Rúben Neves e Rafael Leão para os lugares de Francisco Conceição, Palhinha e Diogo Jota, e Portugal melhorou ofensivamente mas continuava sem conseguir concretizar as aproximações à baliza de Gordon.

Aos 75′ a Escócia mostrou-se atrevida, cruzamento de Morgan, Adams amorteceu de cabeça para McTominay mas este falhou o remate. Aos 82′ o remate cruzado de Cristiano Ronaldo passou a rasar o poste mais afastado, cinco minutos depois passe atrasado de Rafael Leão para remate de primeira de Bruno Fernandes, Gordon defendeu. Já nos descontos, tempo ainda para o remate prensado de Rafael Leão contra Devlin.

O jogo terminou com os jogadores portugueses a reclamarem junto do árbitro, que não deu tempo para bater o canto que Bernardo Silva conquistou. Jogo sem grande história na Escócia, numa jornada em que a Polónia empatou com a Croácia a três bolas, resultado que adia o apuramento para a última ronda que se disputará em a 15 e a 18 de Novembro.