Publicidade
Portugal bateu a Suíça com hat-trick de Gonçalo Ramos (17′, 51′ e 67′), Pepe (33′), Raphael Guerreiro (55′) e Rafael Leão (92′) com Akanji (58′) a anotar o tento de honra helvético e apurou-se para os 1/4 de final do Campeonato do Mundo.
Este jogo começou antes do minuto 0, com a surpresa proporcionada por Fernando Santos que deixou Cristiano Ronaldo no banco e apostou em Gonçalo Ramos para liderar o ataque português frente à Suíça nesta partida dos 1/8 final do Mundial 2022.
E a verdade é que a aposta deu frutos cedo. Depois de um primeiro quarto de hora praticamente sem perigo em ambas as balizas, Gonçalo Ramos, sacou de um tiro indefensável com o pé esquerdo que deixou Sommer a conhecer mais de perto a fama de pistoleiro que o avançado benfiquista granjeou ao longo da sua carreira devido ao seu festejo nos golos. Gonçalo Ramos tornou-se aos 21 anos e 169 dias no mais jovem jogador português a marcar numa fase a eliminar de um Mundial. Estava assim aberto o marcador aos 17 minutos, com a Suíça a mostrar-se pouco no ataque e com a equipa de Fernando Santos a conseguir sacudir o perigo.
Apenas aos 30 minutos os helvéticos deram sinal de vida, com Shaqiri a bater um livre que obrigou Diogo Costa a defesa apertada para canto. Mas 3 minutos depois, canto batido por Bruno Fernandes na direita e Pepe a subir ao 2.º andar e a cabecear para um golo que o tornou no segundo jogador mais velho a marcar num Mundial. O primeiro é Roger Milla, que marcou com 42 anos, nos EUA’94. Mas Portugal estava então em vantagem na partida e a Suíça com uma montanha maior que os Alpes para escalar na busca, pelo menos, pelo empate. Mas coube à seleção das quinas a melhor oportunidade antes do final da primeira parte (43′) com Gonçalo Ramos a aparecer na cara de Sommer que impediu com uma grande defesa o “bis” do 26 português. Portugal chegou então ao intervalo em vantagem por 2 golos.
E a segunda metade começou a todo o vapor para a equipa das quinas. Aos 51′ Gonçalo Ramos bisou com um desvio ao primeiro poste após trabalho de Dalot e quatro minutos depois, outro lateral de Portugal em destaque com Raphael Guerreiro a fazer o 4-0 finalizando uma grande jogada que teve como atores principais Otávio, Félix e Gonçalo Ramos. Ainda na ressaca da festa do quarto golo, Akanji aproveitou uma falha defensiva num canto e reduziu para os helvéticos.
Portugal reduziu um pouco a intensidade, algo que deixou Fernando Santos insatisfeito e a Suíça cresceu com bola, mas sem perigo. Até que João Félix inventou novo espaço para desmarcar Gonçalo Ramos e este na cara de Sommer finalizou com classe (67′) e completou o hat-trick na partida. Portugal chegava à mão cheia de golos.
Aos 74′ o Estádio Lusail agitou-se com a entrada de Cristiano Ronaldo para o lugar do herói da noite, Gonçalo Ramos. Destaque para Pepe que entregou a braçadeira de capitão ao 7 português após a sua entrada. A partida entrou então numa toada mais lenta, com muitas alterações feitas por ambos os treinadores. Aos 83′ Ronaldo, em perseguição do recorde de Eusébio de golos em mundiais, ainda colocou a bola no fundo das redes de Sommer, mas estava em posição irregular. Mas o jogo não iria terminar sem mais um golo luso (92’) com Rafael Leão num remate irrepreensível em arco da esquerda para o meio a fechar a contagem em meia dúzia para Portugal frente à Suíça, em Doha.
Portugal está assim nos quartos-de-final do Campeonato do Mundo do Qatar 2022 e vai defrontar Marrocos no próximo sábado pelas 15 horas portuguesas.